Foto: Divulgação.

Com o objetivo de coibir a condução irregular de quadricíclos no Litoral Norte, equipes da Escola Pública de Trânsito do Detran( Eptran) percorreram no último fim de semana, as localidades de Busca Vida, Interlagos, Barra do Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim e Praia do Forte. Houve distribuição de material da campanha educativa Quadriciclo não é brinquedo, que visa conscientizar as pessoas sobre as normas de trânsito. Elas abordaram motoristas e visitaram condomínios para divulgar informações da legislação.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o quadriciclo é classificado como veículo automotor e só pode ser dirigido por maiores de 18 anos, portadores de carteira de habilitação categoria B. A lei exige ainda o uso de capacete, placa de identificação, o respeito ao limite de passageiros e uma série de equipamentos obrigatórios do veículo. Um jovem acabou flagrado pilotando seu novo quadriciclo sem capacete e foi orientado a providenciar o equipamento. A campanha teve boa receptividade entre moradores e visitantes da região. "Muito importante essa iniciativa do Detran, porque não estamos falando de uma brincadeira de criança, mas de um veículo que deve ser conduzido dentro da lei, para garantir a segurança de condutores e pedestres", disse o advogado Pedro Oliveira.

"Neste final de semana, focamos na ação educativa. No próximo, vamos fazer uma blitz para coibir a condução irregular de quadriciclos nessa região", explicou o coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito, Eliezer Cruz.

*Com informações da Ascom