Durante visitação a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Arembepe, recém-inaugurada no último dia 26 de dezembro, o novo secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan, constatou que foram detectadas várias pendências que, inclusive, impedem a habilitação da UPA junto ao Ministério da Saúde para o recebimento de repasses federais. Essa constatação foi antecipada pelo Portal Bahia no Ar, após denúncia da população local, logo após inauguração.

O secretário ressaltou que, durante a inauguração,  foi anunciado que a UPA possuía recepção, salas de espera, de urgência (sala vermelha), da direção, da administração, de observação, de observação de emergência (sala amarela), de gesso, de utilidades, de eletrocardiograma, de inalação, banheiros, copa, refeitório, vestiários, observação pediátrica, posto de enfermagem, administração de medicação e reidratação, laboratório, consultório de odontologia, coleta de laboratório, Raio-X, central de laudos, suturas e curativos, assistente social, central de esterilização, armazenagem de material, lavagem, quarto de plantonistas, almoxarifado, farmácia e leitos.

Entre as pendências, segundo Elias Natan, a mais grave é a debilidade do fornecimento de energia elétrica, impedindo o funcionamento de todos os aparelhos de ar-condicionado da unidade. O funcionamento do equipamento de Raio-X também está comprometido, entre outros.

Outros serviços que não estão funcionando são o laboratório, a ortopedia e a unidade de nutrição por falta de infraestrutura e pessoal. O consultório odontológico, apesar de possuir dentistas de plantão, está funcionado apenas aplicando anestesia em pacientes que chegam com dor. Outros procedimentos não estão ocorrendo por falta de material e equipamentos.

Para o secretário Elias Natan, a inauguração da Unidade foi precipitada. “A UPA está realizando atendimentos, isso não podemos negar. Contudo, não se inaugura uma UPA onde nem mesmo todas as máquinas e equipamentos podem funcionar em virtude do não fornecimento adequado de energia elétrica, sem laboratório, sem técnico de Raio-X, sem o funcionamento da ortopedia e da odontologia”, enfatizou o secretário.

Ao final da visita o secretário solicitou da coordenação da unidade um relatório completo com todas as pendências da UPA. “De imediato iremos na Coelba solucionar o problema do fornecimento de energia e proceder com a convocação do técnico de Raio-X, pois já temos na lista de espera do concurso público. E com esse relatório vamos trabalhar intensamente para sanar todas as pendências e oferecer um serviço digno à nossa população, pois essa é a determinação do prefeito Elinaldo. E assim habilitar a UPA junto ao Ministério da Saúde”, afirmou.

Ambulâncias encontradas sem manutenção.

Ambulâncias abandonadas – Seguindo o roteiro de visita, o secretário esteve na Coordenação de Transportes, onde encontrou uma situação preocupante. Enquanto a população clama pelo serviço do Samu, atuando apenas com uma ambulância, seis veículos do serviço 192 estão parados por falta de manutenção e outros dois na oficina aguardando orçamento para concluir o serviço.

Além das ambulâncias do Samu, também foram encontradas ambulâncias da Sesau, um micro-ônibus e outros veículos pequenos, que fazem o transporte de pacientes, parados por falta de manutenção.

“Estou estarrecido ao ver tantas ambulâncias paradas e a população sofrendo pela falta de atendimento. E tenho certeza que esse problema de manutenção vai muito além desses veículos. Por isso, seguindo a orientação do prefeito Elinaldo, solicitei um levantamento completo sobre a situação de todos os veículos da Secretaria, principalmente os que fazem atendimento à população, para procedermos com a solução imediata”, afirmou Elias Natan.

0 0 votos
Article Rating