Vacinação contra polio

A campanha de vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil que seria encerrada nesta segunda-feira, 31, foi prorrogada até o dia 10 de setembro.

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o estado ainda não conseguiu alcançar a meta de imunizar pelo menos 95% da população.

Até o momento foram vacinados 594.639 crianças, numa cobertura que chega a 62,24% do público-alvo. Contudo, na Bahia, devem ser imunizadas 955.471 crianças. De acordo com a Sesab, o país está livre do poliovírus desde 1990.

A poliomielite é uma doença que paralisa os membros inferiores e também pode atingir os músculos respiratórios, o que aumenta o risco de morte. Mesmo sendo grave, em todo o estado, cerca de 500 mil crianças ainda não foram vacinadas.

Para imunizar as crianças é necessário vacinar as crianças até os seis anos. Com dois meses, a criança toma a primeira dose, que é injetável. Depois, aos quatro meses, toma a segunda dose, também injetável. Dos seis meses aos 4 anos, 11 meses e 29 dias, a criança deve tomar, uma vez por ano, a versão oral da vacina.