Um detendo de 29 anos, e nome ainda não revelado, foi morto nesta segunda-feira (1), dentro da carceragem da delegacia do município de Porto Seguro, na região sul da Bahia. Segundo informações do delegado Rafael Zanine, que investiga o caso, o crime ocorreu após briga entre os presos em uma das celas durante o banho de sol.
Ainda segundo a polícia, a vítima, que estava presa por tráfico de drogas, foi atingida com vários golpes de ‘chuço’, um tipo de arma branca feita artesanalmente, após ter pedido para que os colegas que estavam na cela o ajudassem a fazer uma faxina no pátio do banho de sol.
“Houve uma briga entre dois dos detentos dentro da cela, que estava aberta por causa do banho de sol no pátio, pela manhã. A informação que tivemos é que eles estavam fazendo limpeza no pátio e que o detento que foi morto teria ido chamar os detentos que estavam dentro da cela para auxiliar na higienização. Então, teria havido uma negação, o que deu origem ao desentendimento”, disse o delegado.
A polícia ainda não sabe informar se o preso foi morto por um ou mais colegas de detenção. Seis pessoas foram ouvidas. “Já colhemos o depoimento de seis detentos, mas ainda não se sabe ao certo a autoria porque nenhum quis acusar ninguém. Assim, todos os que estavam na cela 18 no momento do crime são suspeitos”, disse.
O corpo do detento morto foi encaminhado para o Insituto Médico Legal (IML) de Porto Seguro. Não há informações sobre local e data de velório e sepultamento.

Chuço é uma arma artesanal feita por presos
Imagem ilustrativa de objeto usado para matar detento