O Elevador Lacerda, um dos mais famosos pontos turísticos da capital baiana, será iluminado de rosa a partir desta quinta-feira (1º), em ação com objetivo de alertar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. As mobilizações em torno do combate à doença em todo o mundo são reunidas na campanha “Outubro Rosa”.

A abertura oficial da campanha em Salvador acontece às 16h desta quinta-feira (1º), na Praça Visconde de Cairu, no Centro Histórico, com apresentação da Banda da Guarda Municipal.
Segundo a prefeitura de Salvador, o câncer de mama é a principal causa morte por tumor entre as mulheres em idade fértil em Salvador, seguido do câncer de colo de útero. As taxas de mortalidade no município são de cerca de 120 óbitos por ano, por conta do diagnóstico tardio.
Em 2015, foram registrados 311 internamentos em decorrência do tratamento da doença na capital baiana. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que somente este ano, sejam detectados cerca de mil novos casos da patologia em Salvador.
De acordo com a prefeitura, no Outubro Rosa, as atividades são reforçadas nos 12 distritos sanitários com realização de mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo.

Elevador Lacerda é um dos mais famosos pontos turísticos de Salvador.
Elevador Lacerda é um dos mais famosos pontos turísticos de Salvador.