Campeão da Copa do Brasil de 2006 com o Flamengo, o técnico Ney Franco revê o time que o colocou no mapa do futebol brasileiro em busca da sonhada, mas remota chance do Vitória chegar à Libertadores de 2014. O Rubro-Negro baiano, porém, com sete pontos a mais que o Flamengo na tabela, vai tentar se aproveitar do time misto, do clima de ressaca e de fim de festa dos cariocas para somar mais três pontos e chegar à última rodada ainda com possibilidades matemáticas de classificação para a competição sul-americana.

Campeão da Copa do Brasil há quatro dias, o Flamengo atingiu seu principal objetivo no ano na última quarta-feira. No entanto, o técnico Jayme de Almeida garante que o jogo deste domingo, às 17h, no estádio do Barradão, não pode ser encarado como amistoso nem nada parecido. Apesar de já não haver mais qualquer risco de rebaixamento (as possibilidades que eram desprezíveis se esgotaram na noite de sábado, com o empate entre Fluminense e Atlético-MG), o treinador alertou aos mais novos e aos mais velhos que qualquer chance pode ser fundamental para os jogadores permanecerem nos seus planos para 2014.

Carimbar a faixa de campeão da Copa do Brasil e pausar a festa do Flamengo é a missão do Vitória para este domingo. Quatro pontos atrás do G-4, o time baiano tem chances remotas de se classificar para a Taça Libertadores (2% ao fim da última rodada, segundo o matemático Oswald de Souza) e deposita todas as esperanças na partida contra o rubro-negro carioca. Um tabu, contudo, persegue a equipe treinada por Ney Franco. A última vez que o Vitória bateu o Flamengo em Salvador foi em 2004, quando goleou o rival por 5 a 1 no Barradão, com atuação destacada do atacante Edílson.

O PremiereFC 4 transmite o duelo ao vivo para todo o Brasil por meio do sistema de pay-per-view.

As escalações

Vitória: o time pouco trabalhou no campo esta semana. O coletivo programado para a última quinta-feira precisou ser cancelado por conta da forte chuva que atingiu Salvador, e Ney Franco só conseguiu armar o time que planeja colocar em campo na sexta-feira. E a atividade terminou com um susto. O atacante Dinei levou a pior em uma dividida e virou dúvida para o confronto deste domingo. Os volantes Marcelo e Cáceres também estão no departamento médico e têm presença incerta. O Vitória deve ser escalado com Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Escudero e Renato Cajá; Maxi Biancucchi, Marquinhos e Dinei (Pedro Oldoni).

Flamengo: o técnico Jayme de Almeida vai mandar um time misto a campo no Barradão. O treinador, porém, fez o alerta que a oportunidade pode ser de ouro para quem souber aproveitar. Para Jayme, não é hora de amistoso, nem de brincadeira. Até por isso leva alguns titulares importantes. O time provável é: Paulo Victor; Digão, Wallace, González e João Paulo; Amaral, Diego Silva, Luiz Antônio e Gabriel; Rafinha (Nixon) e Hernane.

Quem está fora

Vitória: André Lima e o zagueiro Fabrício estão em recuperação de lesões graves e só voltam a jogar em 2014.

Flamengo: o campeão da Copa do Brasil poupa seis jogadores para a sequência do Brasileiro. Ficaram no Rio o goleiro Felipe, Léo Moura, Samir, André Santos, Elias e Paulinho. Chicão, lesionado, também está fora.

Pendurados

Vitória: Alemão, Danilo Tarracha, Dinei, Juan, Luiz Gustavo, Maxi Biancucchi, Renato Cajá, Victor Ramos, William Henrique e Wilson.

Flamengo: André Santos, Hernane, João Paulo, Léo Moura e Rafinha.

O árbitro

Paulo César Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Rogério Pablos Zanardo (SP). O árbitro já atuou em nove partidas neste Brasileiro, sendo duas dos cariocas e uma do clube baiano. Ele tem média de 3,3 cartões amarelos aplicados e já expulsou três jogadores. PC já marcou dois pênaltis e assinala 29,2 faltas em média. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,7 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

Estatísticas

Vitória: o time baiano é o único a receber somente um cartão vermelho (o do zagueiro Kadu, contra o Fluminense, na 31ª rodada) em toda a competição. Outros números também sugerem que o time "deixa jogar". É o terceiro menos faltoso (556 faltas cometidas, ao todo) e o quarto que menos foi punido com cartões amarelos (63), além de ser o pior em roubadas de bola (apenas 417) e aquele cujo goleiro mais fez defesas difíceis (75, oito a mais que o segundo da lista, o Criciúma).

Flamengo: o Rubro-Negro carioca, assim como o Vitória, é das equipes mais disciplinadas do Brasileirão 2013. O Fla é a equipe que menos faltas cometeu (548) e a que menos cartões amarelos recebeu (59). O histórico do confronto pelo Campeonato Brasileiro em jogos contra o Leão no Barradão mostra uma pequena vantagem carioca; são três vitórias do Flamengo, três empates e dois triunfos do Vitória.

Na história

Em setembro de 1999, a torcida do Flamengo fez a festa com a goleada do Flamengo sobre o Vitória no Maracanã. Pelo Campeonato Brasileiro, o time rubro-negro bateu a equipe baiana por 5 a 2. Luiz Alberto abriu o elástico placar. Marcelo Rosa balançou a rede duas vezes, assim como o Baixinho Romário. Tuta e Cláudio descontaram para o Vitória. Com o triunfo, o Flamengo alcançou, na ocasião, a vice-liderança da competição, com o mesmo número de pontos do Corinthians.

As informações são do G1.