Um funcionário terceirizado da prefeitura foi preso por suspeita de coordenar um esquema de desvio de recursos destinados às vítimas da chuva em Salvador. Segundo informações da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (DECECAP), Thiago Santos Lima, 25 anos, analista de suporte do Fundo de Assistência Municipal, repassava para, pelo menos, nove pessoas verbas que ajudariam os desabrigados.
O esquema foi descoberto durante uma auditória interna da gestão municipal. Entre os envolvidos na fraude estão nove estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), oito de medicina e um de fisioterapia. Os beneficiários escolhidos pelo acusado, não tinham o perfil socioeconômico dos grupos assistidos pelo auxílio. A verba liberada para eles era acima do teto estipulado, cerca de três salários mínimos, distribuídos conforme acordo do grupo. Cada um dos envolvidos chegava a receber, em períodos alternados, uma quantia no valor de R$3 mil.
A polícia fez buscas na residência de Thiago, no bairro dos Barris, e encontrou cerca de R$ 68 mil em espécie. Ele foi conduzido para sede do DECECAP. Os outros nove envolvidos identificados como Diogo Pimentel, Juliana Dias da Silva, Matheus Menezes Maron e Silva, Mike Alex Cardosos de Almeida, Rafael Britto Fernandes, Rodrigo Pimentel Santiago, Ronaldo Correia Fabiano Filho e Thiago da Silva Xavier receberam conduções coercitivas e estão prestando depoimento na sede da delegacia especializada.
Thiago vai responder pelo crime de peculato, enquanto o grupo envolvido na receptação dos recursos deve ser enquadrado por formação de quadrilha.Mesmo após a apresentação do suspeito, a investigação deve continuar.