O Governo do Estado e representantes dos trabalhadores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), em liquidação, se reuniram em audiência no Juízo de Conciliação de 2ª Instância do Tribunal Regional do Trabalho, em Salvador, nesta terça-feira (30). O governo apresentou propostas para algumas reivindicações dos funcionários da empresa.

Entre as propostas do Governo estão a continuidade do acesso à assistência à saúde aos trabalhadores da EBDA, garantida por meio do Planserv, e a contratação de técnicos que ainda não possuem tempo de aposentadoria, no quadro da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Sintagri) irá apresentar as propostas para o grupo funcional da empresa e promete dar a resposta o quanto antes, analisando com cuidado os detalhes para que não haja defasagens.

De acordo com o governo, está prevista ainda a elaboração conjunta entre Governo e o Sintagri, de uma proposta de compensação financeira para os trabalhadores, além do cumprimento de todos os pagamentos referentes às rescisões trabalhistas, no custo total de mais de R$ 125 milhões. Também está garantida a manutenção do pagamento dos dissídios coletivos 1997, 1999 e 2003, no valor total de mais de R$ 107 milhões.

A expectativa do Governo é que o acordo seja homologado antes do prazo estabelecido para uma nova audiência.