Pela porta dos fundos: Joseph Blatter decide entregar cargo de presidência (Foto: VALERIANO DI DOMENICO / AFP)
Joseph Blatter não é mais presidente da FIFA

O mundo do futebol foi surpreendido no início da tarde desta Terça – Feira ( 2/6), com um pronunciamento na sede da FIFA em Zurique, na Suiça do presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter anunciando a renuncia do cargo que ocupa há 18 anos.

A renuncia acontece após serem descobertos pela polícia americana casos de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo membros da FIFA.

Mesmo com toda pressão para deixar o cargo, Blatter disputou a eleição para FIFA na semana passada e acabou sendo reeleito.

As novas eleições acontecerão entre dezembro deste ano e março de 2016. Até lá, o suíço conduzirá o processo de transição para a chegada do novo presidente.

“Vou continuar a exercer minha função como presidente até um novo presidente ser escolhido. O próximo congresso demoraria muito. Esse procedimento será de acordo com os estatutos. E com tempo suficiente para encontrar os novos candidatos e que possam fazer suas candidaturas. Agora estarei numa posição de focar em implementar ambiciosos protocolos de transparência e reformas para seguir o meu mandato”, afirmou Blatter em pronunciamento para imprensa.