Milhares de pessoas devem participar o cortejo que sai da Lapinha em direção à Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico de Salvador, em comemoração aos 192 anos de Independência da Bahia, comemorados nesta quinta-feira (2). Os tradicionais festejos começam com o desfile no referido trajeto, seguindo a tradição de acompanhar os carros com os Caboclos, que devem ser recolhidos às 11h30, ao final do percurso no Pelourinho.

Diversas autoridades políticas a exemplo do governado da Bahia, Rui Costa e do prefeito ACM Neto, além de personalidades artísticas são esperados no evento do 2 de Julho, que segue com programação cultural até o domingo (5).

caboclo
Todos os anos a concentração acontece no bairro da Lapinha

Ainda hoje, às 13h30, acontece cerimônia no 2º Distrito Naval, seguida pelo cortejo, que terá uma breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) para homenagem à historiadora Consuelo Pondé de Sena, que morreu em maio deste ano. O desfile deve chegar ao fim por volta das 17h.

Neste ano contará o desfile terá a participação de 46 fanfarras, divididas em 20 pela manhã e 26 à tarde. Os integrantes dos grupos são estudantes das escolas municipais, estaduais e do interior da Bahia. Além disso, o Afoxé Filhas de Gandhy fará uma participação especial pela manhã.

A programação musical acontece à noite, a partir das 18h, com o XXIV Encontro de Filarmônicas. Já na sexta, às 19h, acontece o Baile da Independência, com participação de Armandinho. Os dois eventos são coordenados pelo maestro Fred Dantas.

Na sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5), a Feira do Livro “Ao Pé do Caboclo” movimenta o Campo Grande, das 9h30 às 18h. No domingo, às 17h, acontece a Volta dos Carros Emblemáticos, com a atuação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais.