O Mutirão do Glaucoma estará em duas localidades de Camaçari, região metropolitana de Salvador, neste fim de semana. Primeiro neste sábado (13), o mutirão acontece na Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Aliança, no bairro Gleba C, e neste domingo (14), na USF de Barra do Pojuca, na orla. Os atendimentos serão realizados através da demanda espontânea, até 300 pessoas por dia, e acontecem das 8h às 17h.

Para receber atendimento do Mutirão do Glaucoma é preciso apresentar cartão do SUS, xerox do RG e comprovante de residência. A iniciativa é voltada para pessoas com idade acima de 50 anos, hipertensas, diabéticas, míopes, monocular e que possuam casos de glaucoma na família ou que já tenham a doença.

O objetivo do Mutirão do Glaucoma é facilitar o acesso ao diagnóstico precoce, além de assegurar o tratamento às pessoas acometidas pela enfermidade, para evitar a cegueira. A iniciativa oferece consultas com oftalmologista e exames específicos de campo visual, como tonometria, campimetria e fundoscopia. Quem for diagnosticado com a doença, vai receber remédio para o tratamento, por três meses, época que será feita a reavaliação.

A ação é realizada através da parceria entre órgãos de saúde do município e estado.

Mutirão realiza diagnóstico precoce do glaucoma em localidades de Camaçari. Foto: Aristeu Chagas.
Mutirão realiza diagnóstico precoce do glaucoma em localidades de Camaçari. Foto: Aristeu Chagas.

 

0 0 votos
Article Rating