Os pedágios serão tema de sessão especial nesta sexta-feira (06/05), às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia.

O foco da discussão é a adoção de medidas que minimizem os impactos nas comunidades que vivem no entorno das praças de cobrança.

Requerida por Luiza Maia (PT) e Luizinho Sobral (PTN), a sessão vai contar com a participação de representantes das concessionárias Bahia Norte, Via Bahia e Litoral Norte (CLN).

Técnicos do Governo do Estado também vão comparecer ao evento.

Também são esperados militantes de diversas entidades contrárias a privatização das estradas.

Do município de Camaçari, que tem cinco praças de pedágio instaladas em seu território, devem marcar presença o Fórum Popular contra o Pedágio e os movimentos Pedágio Livre e Diga Não ao Pedágio.

Os ativistas, que fecharam a Via Parafuso e a Estrada do Coco em diversas oportunidades, exigem, entre outras contrapartidas, a construção de vias alternativas.

Atenuantes – Recentemente, a mesa diretora da Assembleia Legislativa aprovou indicação da deputada Luiza Maia para que o governo do Estado implante o sistema de carta-horário.

Assim, omotorista que passar pelo pedágio ganha o direito de trafegar livremente na mesma via, sem ser submetido a nova cobrança, nas dez horas subseqüentes ao pagamento da primeira tarifa.

Em outra proposta, Maia quer conceder descontos de 30% no valor do IPVApago pelos donos de veículos que transitam nas estradas privatizadas.

Caso desembolse R$ 500,00 por ano com o pagamento de pedágios,o proprietário receberá abatimento de R$ 150,00 na hora de quitar o imposto.

Fonte:AscomLM