Termina hoje à meia-noite o prazo para cadastramento e recadastramento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Mas não precisa correria para levar a documentação aos postos de entrega.

Quem fizer o registro hoje no site www.recadastramento.salvador.ba.gov.br tem até o dia 30 para comparecer a uma das unidades de recebimento com as cópias do documento da propriedade do imóvel.

Nesta segunda (14), penúltimo dia para o registro online, a fila para entrega da documentação no SAC Iguatemi — um dos postos de entrega — dava três voltas no estacionamento do shopping.

A autônoma Cleonice Palmeira, 44 anos, fez o cadastro ontem em uma lan house e correu para entregar a documentação que prova a propriedade de seu imóvel. “Deixei de trabalhar para trazer o documento de compra e venda. Tirei xerox e corri”, disse. Ela não sabia que, após a emissão do protocolo no site, o contribuinte tem até 15 dias para entregar a cópia do documento.

Até ontem, 721.724 pessoas registraram seus imóveis — sendo 237.904 cadastrados e 478.474 recadastramentos. A expectativa da Secretaria municipal da Fazenda (Sefaz) é que, até o final do prazo, pelo menos 90% dos imóveis sejam recadastrados. Salvador tem cerca de um milhão e cem mil imóveis.

Para quem não tem acesso à internet ou tem dificuldade para preencher o formulário, a Sefaz intensificou os mutirões desde que foi anunciada a prorrogação do prazo no final de setembro.

Duas unidades itinerantes, com técnicos capacitados para auxiliar no processo e recolher a documentação comprobatória, circularam por dez bairros este mês. Hoje, as vans estarão estacionadas em Paripe e Pernambués.

Os proprietários que não se recadastrarem no site até hoje vão pagar multa de R$ 412,62 e os isentos do IPTU perderão os benefícios. Aqueles que já se recadastraram garantiram 10% de desconto no IPTU de 2014 e 2015.

Os bairros com a maior defasagem no cadastro são Paripe e São Caetano. O levantamento foi feito com base nos registros da Embasa e Coelba. Cajazeiras e Pernambués são os bairros com mais imóveis cadastrados.

*Correio.