O secretário de Esporte e Lazer, Ademar Lopes, deu entrevista ao Jornal da Sucesso, na manhã desta sexta-feira (30) e falou sobre as ações que tem feito na nova pasta que assumiu. Na entrevista, Lopes falou sobre a sua saída da Secretaria de Relações Institucionais – atualmente nas mãos do pré-candidato a prefeito de Camaçari, seu chará, Ademar Delgado – e citou as mudanças que pretende fazer para 2012, além de projetos sociais voltados para a juventude do município.

Para Lopes, o cargo anterior foi uma escola para suas atividades atuais. “Lá a gente tinha que tratar com os partidos políticos, com as entidades civis organizadas, igrejas, sindicatos, cooperativas, era uma secretaria muito diversa, então a gente trouxe essa experiência muito importante para a gente poder dar um andamento mais eficaz e prudente em qualquer outra secretaria”, diz.

Lopes destaca que o município tem um potencial forte no esporte e precisa ser melhor aproveitado. “Só para você ter uma idéia, nós temos mais de trezentos medalhistas de ouro, aqui dentro do município das mais diversas modalidades esportivas”, acredita.

O secretário diz que não encara o novo cargo como um desafio. “Eu não diria que foi um desafio, porque eu sempre quis ser secretário de Esporte. Acho que é uma secretaria muito bonita, você lida e trata com uma agenda muito positiva. A gente tem a oportunidade de trabalhar com a inserção do jovem no esporte, que hoje é inequivocamente uma das saídas mais eficazes para o resgate do cidadão”, relata.

Durante a entrevista, Ademar destacou as principais ações que deu início desde que assumiu a secretaria. “Estamos fazendo grandes revoluções dentro do esporte. Estamos fazendo a reforma do Estádio Armando Oliveira, no dia 14 de janeiro vamos ter a abertura da copa das escolinhas de bairro, com 20 escolinhas e 40 times, vai ser um espetáculo. Temos o Programa Campeão na Praça, onde a gente vai pegar todo medalhista de ouro do fim de semana e colocar no mini-trio para mostrar a população o troféu e as medalhas que ganhamos com os atletas”, conta.

De acordo com Ademar, as novidades para 2012 são as atividades esportivas nas camadas mais populares. “Vamos desenvolver políticas de campeonatos de bairros de várias modalidades para a gente fazer o encantamento necessário para reconduzir os jovens para o esporte”, conta.

Quando foi questionado sobre s dificuldades financeiras da pasta, Lopes se esquivou e negou que o orçamento da secretária esteja na lanterna. “Eu diria que a questão orçamentária é muito relativa. Se a gente cria o projeto, temos como buscar o recurso. Sem os projetos é um complicador. Como os secretários anteriores trabalharam as questões de projetos, a gente agora está com mais condições de realizar um trabalho mais amplo. Acredito piamente que a gente vai ter um orçamento melhor no ano que vem”, completa.

Por Henrique da Mata