Um adolescente de 17 anos está internado na Unidade de Terapita Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Juazeiro, no norte da Bahia, com suspeita de infecção por H1N1. Três casos de gripe A já foram confirmados no município. Uma pessoa morreu.

O adolescente foi internado na última quarta (21) com suspeita de pneumonia. Com o agravamento do quadro, ele foi transferido na manhã de hoje para a UTI. Exames preliminares identificaram fortes caracteríscas de infecção pelo vírus H1N1. Ele já está sendo medicado com Tamiflu, principal medicação para tratamento disponível na rede pública de saúde.

O Correio24horas não conseguiu confirmar o caso com a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro. De janeiro a agosto deste ano, a Bahia registrou 46 casos de H1N1 e nove mortes. Segundo a Vigilância Epidemiológica, há um surto da gripe no estado. O número representa um aumento de 62% entre janeiro e agosto de 2013, comparado ao mesmo período do ano passado.

H1N1 em Juazeiro
Em entrevista na semana passada ao Correio24horas, o diretor da Vigilância à Saúde de Juazeiro André Machado confirmou os primeiros casos de Influenza tipo A na cidade. "A Secretaria de Saúde sempre esteve preparada para isso", diz o diretor. Segundo ele, não há risco de epidemia, já que a última campanha de vacinação contra o vírus, que aconteceu em abril deste ano, conseguiu cumprir a meta do Ministério da Saúde de vacinar o mínimo de 80% do público alvo da campanha na cidade.

Segundo a Sesau a cobertura da campanha chegou a 82,71% (totalizando 28,9 mil pessoas), entre ele idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, mulheres até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas. Ainda segundo o diretor, o caso fatal tratava-se de um paciente obeso, portanto público alvo da campanha, que não tinha tomado a vacina. A Sesau está realizando busca ativa de pessoas que deveriam ter tomado a vacina e não tomaram, a fim de que sejam vacinadas. As informações são do Correio.