Foto: Facebook Wanderlino Nogueira.

Devido a sua grande colaboração como único brasileiro no Comitê dos Direitos da Criança das Nações Unidas, o jurista Wanderlino Nogueira Neto recebeu o prêmio ‘Faz Diferença’, categoria Mundo, promovido pelo jornal O Globo, com patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O prêmio homenageia os brasileiros que protagonizaram acontecimentos emblemáticos ao longo do ano, contribuindo, com o seu trabalho e o seu talento, a tornar o país e o mundo melhores.

Natural de Salvador, Nogueira é um dos responsáveis por um relatório que, pela primeira vez, denunciou o Vaticano pela adoção de políticas que permitiram que sacerdotes estuprassem e molestassem dezenas de milhares de crianças no mundo. “A missão na ONU me deu uma perspectiva internacional dos avanços e desafios na vida de crianças e adolescentes” afirma.

Em sua trajetória até o comitê, ele atuou no Ministério Público do Estado da Bahia, na Universidade Federal da Bahia e no Centro de Defesa da Criança (Cedeca). Nogueira foi também consultor especial para o Unicef em países como Angola, Cabo Verde e Paraguai. Em 2012, foi recomendado pelo Itamaraty à ONU, que buscava um “brasileiro que fosse um notório e qualificado especialista em direitos humanos no campo infanto-adolescente”.