Além dos diversos protestos ocorridos em todo país contra a realização da Copa do Mundo, no Brasil. Um grupo de ambulantes também realizaram uma manifestação durante a estréia da seleção brasileira no mundial. Ao contrário dos outros protestos, o grupo não se posiciona contra a Copa, mas sim contra a forma em que estão sendo tratados pelos organizadores do evento.

Durante toda a semana a categoria enfrentou diversos transtornos para conseguir o credenciamento para trabalhar no Fifa Fan Fest, realizado no Farol da Barra. O grupo alega que pagou R$ 250,00 para ter acesso ao evento, porém, foram avisados de última hora pela Secretaria de Ordem Pública de Salvador que o acesso foi cancelado.

Os ambulantes afirmaram que a decisão só gerou prejuízos, pois não conseguiram vender a mercadoria que compraram. Revoltados alguns trabalhadores desistiram de comercializar os produtos na tarde desta quinta-feira, 12. Além dos ambulantes as baianas de acarajé estão com o mesmo problema. Embora credenciada a categoria foi avisada apenas há dois dias do evento que teriam que sair da área.

A Secretaria de Ordem Pública explicou em nota que "a respeito da atuação das baianas de acarajé devidamente licenciadas pela Prefeitura de Salvador para trabalhar durante a Fan Fest, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informa que elas continuarão a atuar durante o evento, sendo apenas deslocadas para regiões mais seguras por uma questão preventiva".

Redação Bahia no Ar