Foto: Everaldo Dantas

Há mais de um ano, o PORTAL BAHIA NO AR faz uma série de denúncias comprovadas por meio de imagens sobre a livre circulação de animais pelas vias de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de salvador, com o objetivo de alertar a administração municipal sobre os riscos e diversos transtornos que são causados a população com este fato.

Porém, a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), pasta responsável pelo recolhimento dos animais e notificação dos respectivos proprietários, não está cumprindo com a obrigação. Em consequência da falta de compromisso da administração municipal, um acidente aconteceu na noite desta quarta-feira (22), envolvendo um carro e um animal de grande porte.

O acidente, que aconteceu na ladeira da Rochinha, próximo a localidade de Big Áurea, deixou a condutora do veículo muito nervosa e apreensiva. Todo o pára-brisa do veículo foi comprometido e a motorista sofreu lesões leves devido ao impacto da colisão.

O número de reclamações dos moradores do município, cada vez mais, aumenta e a Sesp, secretaria que tem como gestor Neco Almeida, também vice-prefeito de Simões Filho, ainda não iniciou ações efetivas de controle dos animais que circulam pelas ruas da cidade.

Além de serem potenciais causadores de acidentes, os animais soltos causam também outros inúmeros transtornos, entre eles ocupação de áreas de circulação e espaços públicos, que inibem a presença de pessoas, alguns têm mau cheiro, além de poderem causar doenças à população.