O que antes era esporádico se tornou algo diário. Todas as noites em diversos bairros da sede de Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador, é comum sentir um forte e incômodo odor oriundo do Polo Industrial, instalado na cidade. Após inúmeras reclamações feitas pelos moradores da cidade políticos resolveram cobrar esclarecimentos e uma solução.

Em release divulgado na última quarta-feira (08), a Câmara Municipal de Camaçari informou que através da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, foram solicitados esclarecimentos em reunião com representante da Empresa de Proteção Ambiental do Pólo Petroquímico (Cetrel), realizada na terça-feira (07/01).

Na ocasião, o diretor de operações da Cetrel, Demóstenes Carvalho, informou que no dia em que o número maior das queixas foram registradas, segundo análise feita pela Cetrel, não houve alteração significativa na qualidade do ar da região.

Apesar da garantia dada pela Cetrel sobre a qualidade do ar na cidade, as queixas dos moradores da cidade sobre o constante mau cheiro todas a noites vem aumentando significativamente, e segundo relatos vem provocando alguns transtornos a saúde, como problemas respiratórios.

Em material divulgado nesta quinta-feira (09), a deputada Luiza Maia (PT), também se manifestou sobre o fato e relatou que tem recebido constantemente denúncias sobre gazes poluentes emitidos por indústrias do Polo. “O odor tem ocasionado danos à saúde dos munícipes. Já houve um aumento no número de atendimento médico associado a problemas respiratórios, principalmente de crianças”, diz a petista que encaminhou ao Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), um ofício solicitando providências imediatas para solução do problema.