A americana Brooke Birmingham, de 28 anos, vai, enfim, posar para a revista Shape sem camisa. A blogueira, que nos últimos quatro anos perdeu cerca de 80 quilos, havia sido convidada para contar sua história em uma reportagem no site da publicação. Mas os editores decidiram não divulgar as fotos dela de biquíni. O motivo alegado foi de que a barriga da moça estava excessivamente flácida por causa da perda de peso. Com isso, ela se recusou a aparecer na revista. A história virou polêmica na web. Nesta sexta-feira, os responsáveis pela Shape voltaram atrás na decisão tomada.

De acordo com informações do site USA Today, Brooke apareceu num programa de tevê americano ao lado de Bahar Takhtehchian, a principal editora da Shape. A jornalista afirmou que, já na próxima edição do próximo mês, são incluídas reportagens e fotos de Brooke e outras cinco mulheres “reais”. Até as fotos da blogueira mostrando a barriga serão publicadas.

“Queremos começar uma discussão maior sobre o que acontece depois que você perde uma quantidade significativa de peso”, disse Takhtehchian no programa de tevê. “Porque, na verdade, existe uma jornada após a perda de peso. São essas e outras questões que queremos falar com Brooke e as outras mulheres”.

Em seu blog, a americana contou que depois da entrevista concedida por telefone, uma repórter da Shape pediu que ela enviasse fotos suas por e-mail. Cerca de uma semana após a entrevista, Brooke recebeu um e-mail da repórter solicitando que ela enviasse fotos com uma camiseta. O objetivo seria esconder a flacidez da moça.

Brooke contou que ficou desapontada com o posicionamento da revista e desistiu da reportagem. Mesmo com a insistência da repórter em fazê-la mudar de opinião, Brooke não voltou atrás.

“A revista deveria mostrar meu corpo como ele é para dar aos leitores esperança. Esperança de que eles podem emagrecer de forma natural e saudável, e que mesmo se depois de tanto esforço não ficarem com o corpo perfeito, não devem ter vergonha de suas imperfeições”, escreveu Brooke em sue blog. “Passei muitos anos odiando e escondendo um corpo que eu tinha vergonha porque não correspondia ao ideal de beleza da sociedade. O pedido para enviar uma foto vestindo camisa fez com que eu sentisse que deveria, novamente, ter vergonha de mim”.

Com a polêmica, a revista Shape se manifestou dizendo que tudo não passou de um um mal-entendido entre a blogueira e a repórter. “Os comentários feitos sobre a política editorial da revista são absolutamente falsos. A Shape se orgulha de valorizar histórias de mulheres como Brooke. Qualquer indicação de que nós não publicaríamos a foto dela de biquíni está errada. Nós teríamos ficado orgulhosos de divulgar sua história inspiradora”, responderam.

Com informações do Extra.