A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, na segunda-feira, um Projeto de Lei que concede meia-entrada em espetáculos culturais e esportivos – similar ao dado aos estudantes – para quem for doador de sangue. O texto precisa da sanção do governador Jaques Wagner (PT).

Nas regras aprovadas pelos deputados, para ter direito à meia-entrada basta ser cadastrado nos hemocentros e bancos de sangues dos hospitais estaduais, sejam eles públicos ou privados. A cada vez que o cidadão doar sangue, receberá um comprovante com validade de três meses, em caso de homens, e quatro meses, no de mulheres (esses prazos são o intervalo mínimo para a doação).

O comprovante deve ser apresentado na compra do ingresso para que se tenha direito à meia. É proibido, pelo projeto, limitar o número de ingressos com desconto. Atualmente, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com estoque em nível crítico para todos os tipos sanguíneos.

Leis similares a esta já funcionam em outros estados, como no Espírito Santo e Paraná, onde o benefício foi criado em 2002. No Mato Grosso do Sul, o benefício se estende para doadores de medula óssea.Com informações do Correio.