Um empate com requintes de crueldade para o torcedor tricolor. O Bahia vencia o Coritiba por 2 a 0, quebrava um tabu de 28 anos em pleno Couto Pereira e se afastava da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Tudo muito real, mas no fundo era mesmo utopia. Alex, um dos craques do Brasileirão, marcou de bicicleta aos 46 minutos do segundo tempo e deixou tudo igual no placar. O Bahia empatou com o Coritiba em 2 a 2, conquistou um ponto fora de casa, mas o sabor é de derrota. Wallyson e William Barbio colocaram o Esquadrão na frente. Titi, contra, diminuiu para o alviverde e o golaço no final saiu dos pés do camisa 10 Alex.

Com o resultado, o Bahia chegou aos 25 pontos e agora é o 13º, a apenas um ponto da zona de rebaixamento. Já o Coritiba é o 7º, com 29 pontos. Agora o Tricolor não vence há seis partidas no Brasileirão. O jejum do Coxa é só de dois jogos. Na próxima rodada, o Bahia encara o Internacional, na Arena Fonte Nova. A partida acontece na quinta-feira (19), a partir das 21h. Antes, na quarta-feira (18), o Coritiba pega o Goiás no Couto Pereira, às 21h.

Bahia começa bem – Seguro, evitando faltas e em busca de contra-ataques, o Bahia começou a partida no Couto Pereira estudando o adversário. Enquanto Obina segurava a defesa alviverde, William Barbio buscava jogo no campo de defesa e partia para cima. Com Alex bem marcado, os donos da casa pouco conseguiam criar. O jogo passou dos 15 minutos morno, sem grandes lances, mas aos 19, o placar sairia do zero. Barbio avançou pela direita e cruzou rasteiro para Wallyson, que ajeitou com a direita e balançou as redes de Vanderlei.

Controlando o jogo, o Bahia deixou o time do Coxa nervoso, o que fez o rival passar a errar ainda mais. O técnico Marquinhos Santos então resolveu mudar e tirou um lateral-esquerdo para colocar outro, aos 25 minutos de jogo. Saiu Diogo e entrou Raul Iberbia. A torcida vaiou o time e chamou Marquinhos de burro.

Aproveitando o momento ruim do adversário, o Tricolor foi atrás do segundo gol. Aos 30, Obina cruzou da esquerda, na medida, para William Barbio, que pegou de primeira e perdeu um gol incrível, chutando para fora. Aos 33, o Coritiba respondeu com Robinho. Ele chutou colocado de fora da área e a bola tirou tinta da trave esquerda de Marcelo Lomba. No minuto seguinte, novo lance de perigo dos donos da casa. Alex deu passe primoroso para Bottinelli e, dentro da área, o argentino se desequilibrou e chuta por cima do gol.

O Bahia chegou novamente aos 43. Obina recebeu a bola dentro da área do Coxa, girou e chutou, mas Vanderlei segurou firme. Aos 45 minutos, Júlio César cobrou falta de longe, com força, e o goleiro Marcelo Lomba fez boa defesa. Quando o apito soou, o time da casa foi novamente vaiado na saída para o intervalo.

Bicicleta cruel – Na volta para o segundo tempo, o técnico Cristóvão Borges decidiu por uma mudança, sacando Angulo e colocando Fahel na partida. Fabrício Lusa foi deslocado para lateral-direita e isso dava indícios de que o Tricolor tentaria segurar o placar. Mas logo aos sete minutos William Barbio escapou em velocidade, invadiu a área do Coritiba e furou as redes de Vanderlei, ampliando o placar.

O Bahia seguia bem, mas o Coritiba equilibrava o jogo e, aos 12, Alex cobrou falta perigosa à direita da meta de Marcelo Lomba. O Tricolor respondeu aos 14. Raul cruzou da esquerda e Wallyson se jogou na bola para tentar marcar, mas ela foi direto pra fora depois do toque do atacante. Aos 14, Robinho recebeu livre na entrada da área do Bahia e chutou mal, por cima do gol.

As investidas do Coxa não eram eficientes, mas o gol dos donos da casa saiu. Após cruzamento da esquerda, Júlio César tentou o desvio, mas a bola bateu em Titi e entrou no gol de Lomba. O Coritiba diminuía e fazia o Bahia recuar. O time da casa passou a dominar as ações do jogo e, aos 36, Lomba fez boa defesa depois de chute de Raul Iberbia. Só que aos 46 minutos, um vacilo da defesa tricolor permitiu o empate do jogo. Alex, de bicicleta, deixou tudo igual. Um ponto conquistado fora de casa, mas com sabor de derrota.

Coritiba 2×2 Bahia – 21ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 14/9/2013, 16h

Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba

Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá/RJ

Assistentes: Luiz Claudio Regazone/RJ e Jackson Lourenço Massarra dos Santos/RJ

Coritiba: Vanderlei; Vinícius (Jânio), Luccas Claro, Chico e Diogo (Raul Iberbia); Gil, Uelliton (Bottinelli), Alex, Robinho e Vitor Júnior; Júlio Cesar. Técnico – Marquinhos Santos.

Bahia: Marcelo Lomba; Angulo (Fahel), Lucas Fonseca, Titi e Raul; Feijão, Fabrício Lusa e Hélder; William Barbio, Wallyson (Diones) e Obina (Souza). Técnico – Cristóvão Borges.

*iBahia.