Foto: Correio.

A Ladeira de Santana, na Baixa dos Sapateiros, foi bloqueada na manhã desta quinta-feira (12) durante uma manifestação dos beneficiários do Programa Bolsa Família. O grupo protesta por conta do fim da distribuição de senhas para atendimento no posto que está realizando o recadastramento do benefício federal.

Os manifestantes usaram papelão, objetos plásticos e pedaços de madeiras queimados para impedir a passagem de veículos e pedestres ao lado do shopping do bairro. Policiais do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico) esteve no local e liberou a via. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transportes do Salvador (Transalvador), o trânsito na região está congestionado.

Após as 9h as grades do posto de recadastramento foram fechadas e os usuários foram informados que não havia mais senhas para ser entregue. Segundo testemunhas, cerca de 100 senhas foram distribuídas e muita gente que dormiu na fila ou que veio do ficou ser o atendimento.

Os servidores que trabalham nos postos orientaram os beneficiários a irem até outro posto de recadastramento para tentar pegar uma senha. Por conta disso, um grupo teria inciado o protesto, enquanto os demais continuaram na fila.

Postos recadastramento

Quatro postos da prefeitura realizam até amanhã, quando encerra o prazo, o recadastramento dos beneficiários do programa Bolsa Família. Segundo a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), só precisa procurar os postos quem não se recadastrou nos últimos dois anos.

As unidades de atendimento da Prefeitura funcionam das 8h às 17h, nos seguintes locais: Núcleo de Assistência do Shopping Baixa dos Sapateiros; na sede da Previs, na Avenida Joana Angélica; no Centro Informação e Atendimento Social (CIAS) situado do colégio Imeja, na Boca do Rio; e no CIAS do Comércio, que fica na Rua Conselheiro Saraiva, nª 43.

Quem deve fazer

14 mil famílias que receberam carta do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em casa ou foram informados no extrato que é necessário recadastrar. Aqueles que não efetuarem o procedimento terão o benefício bloqueado. *Correio.