Brasileiro(à direita) com seu advogado

O brasileiro Marcos Archer Cardoso, 53 anos, condenado por tráfico de drogas, será executado neste sábado (17), na Indonésia, após 10 anos preso. A informação foi transmitida pelas autoridades do país ao Itamaraty nesta quarta-feira , 14.

De acordo com a Folha de São Paulo, a informação foi revelada pelo porta-voz da Procuradoria-Geral indonésia, Tony Spontana. O brasileiro, condenado em 2004 por tentar entrar no país com 13,4 quilos de cocaína em tubos de uma asa-delta, também já foi informado sobre a sua execução, que se dará por fuzilamento.

Marcos foi levado da prisão de Pasir Putih para outra unidade, onde ficará isolado até a execução. Uma tia dele viajou a Indonésia para tentar visitá-lo. No Brasil, amigos se mobilizam pelas redes sociais.

O governo indonésio, liderado pelo presidente, Joko Widodo, negou pedido de clemência feito pelas autoridades brasileiras. Segundo informações, somente um pedido direto da presidente Dilma Rousseff a Widodo poderia adiar o fuzilamento.

O Itamaraty por sua vez, informou apenas que continua mobilizado e acompanha o caso, avaliando “todas as possibilidades de ação ainda abertas”. O governo brasileiro afirmou que não dará detalhes sobre as decisões tomadas.

O advogado de Marcos, Utomo Karim, esteve com ele nesta quarta e o visitou na cela de isolamento. Ele disse à Fairfax Media, dona do “The Sydney Morning Herald”, que o brasileiro está em estado de choque, triste e com medo.