Por conta do buraco que apareceu no Rio Vermelho após o rompimento de uma tubulação, a água suja que passava pelo local está sendo lançada na praia, o que compromete o banho de mar em Ondina, em Salvador.

Para quem resolver ir à praia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) alerta que, além de Ondina, outras 14 áreas estão impróprias ao banho na capital e na RMS neste final de semana (14 e 15).

A praia é considerada imprópria para o banho quando mais de 20% das amostras coletadas apresentar resultado superior a mil coliformes fecais.

O Inema alerta que, nos períodos chuvosos, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, que são carregados das ruas. O Inema desaconselha o banho em locais próximos à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Confira a lista das praias impróprias neste fim de semana:

Periperi (atrás da estação Férrea)

Penha(em frente à Igreja N. S. da Penha)

Bogari(em frente ao Colégio João Florêncio Gomes)

Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família)

Roma (atrás do Hospital São Jorge)

Farol da Barra (em frente à Rua Alfredo Magalhães e em frente à Rua Dias D’Ávila)

Rio Vermelho (em frente à Igreja N. S. Santana)

Pituba (atrás do antigo Clube Português)

Armação (em frente ao Clube Inter. Pass)

Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas)

Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas Patamares)

Piatã(em frente ao Posto Salva Vidas)

Buraquinho (em frente à barraca de praia Chalé).

Nas demais praias da RMS, as condições são normais, lembrando que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso.

Buraco no Rio Vermelho

As obras por causa do buraco aberto no meio do Largo de Santana, mais conhecido como Largo da Dinha, no bairro do Rio Vermelho,deixou parte dos moradores da região entre a Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, e o largo, localizado no Rio Vermelho, sem água nesta sexta-feira (13). De acordo com a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), uma rede de água que fica próxima à tubulação de esgoto que passa por baixo do buraco precisou ser desativada para dar andamento à obra de reparação feita no local.

O buraco se abriu no meio do Largo de Santana na madrugada de quarta-feira (11). O local fica em frente a um bar, a cerca de 6 metros da estátua de Jorge Amado e Zélia Gattai. Comerciantes do local disseram que o buraco era bem pequeno e que com a chuva ele se abriu rapidamente formando a cratera.

*G1.