“A mesma droga que atrai e seduz as pessoas, tanto através do tráfico quanto do consumo, é a que rouba os sonhos e destrói as famílias”. Esta é a conclusão de Laila Maffra, coordenadora pedagógica do Projeto Escola Sem Drogas, que esteve na Câmara Municipal nesta sexta-feira (25/04) para ministrar palestra sobre o tema.

A palestrante atendeu a um convite da Casa Legislativa e foi recepcionada por uma plateia especial formada por alunos das escolas municipais Padre Paulo Maria Tonucci e Cleuza Maria, dos bairros Novo Horizonte e Camaçari de Dentro.

De maneira lúdica, mas realista, ela resumiu sua própria história de vida, contada integralmente em um dos quatro livros de sua autoria, intitulado “Droga – Disfarce Irresistível”. Na história, uma menina perde o pai cedo, vítima do comércio de entorpecentes. A mesma menina, agora aos 13 anos, experimenta drogas pela primeira vez. A partir daí, episódios como ameaça de morte à família, tentativa de suicídio e internação em hospital psiquiátrico dão o tom da história.

“Apesar de todos estes capítulos ruins, sou uma sobrevivente porque busquei ajuda e recebi o apoio da minha família. E me sinto muito feliz de estar aqui deixando esta mensagem para vocês. Busquem alternativas, mas não decidam usar drogas. Poucos que escolhem este caminho podem contar as suas histórias depois”, complementou Laila.

O projeto – Escola Sem Drogas nasceu há 22 anos no estado do Amazonas. Tem como seu fundador os escritores Arlem Maffra e Laila Maffra. O principal objetivo é ministrar para alunos e educadores (pais e filhos) prevenção às drogas e técnicas para a redução de danos, através da interação do adolescente com a história. O projeto já funciona em 21 municípios do estado de São Paulo.

Para mais informações acesse www.escolasemdrogas.com.br