O objetivo da iniciativa é alertar a população sobre os danos que o cigarro causa à saúde. Além de distribuir material educativo, a feira ofereceu aos fumantes o teste de Fagerstrom, que avalia o grau de dependência à nicotina. Os resultados estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (05/09), na sede do Ceonc.

Os dados dessas pessoas serão armazenados em um banco de dados para quando o programa de tratamento for implementado no Município, informa a enfermeira do Ceonc, Adriana Brandão.

No momento, Camaçari ainda não dispõe do tratamento medicamentoso. O Ceonc oferece apenas orientação para as pessoas que desejam parar de fumar, com informações dos malefícios do cigarro e das práticas de hábitos saudáveis no combate a dependência do fumo.

O balconista Jorge Conceição achou a feira interessante e uma boa oportunidade para conhecer os tratamentos disponíveis. Fumante há 25 anos, ele já tentou várias vezes deixar de fumar sem sucesso. Agora, ele espera se desvincular do vício com ajuda profissional e “com muita força de vontade”, salienta.

O Ceonc funciona no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), que fica na rua Delegado Cleyton Leão, n° 178, Centro.