Na manhã desta sexta-feira (15/04), o prefeito Luiz Caetano acompanhou a cerimônia de troca de comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Camaçari.

O tenente-coronel Demósthenes Luiz de Souza Pereira assumiu o Batalhão, substituindo o tenente-coronel Ivanildo Castro, que comandou o 12º BPM desde março de 2009.

Durante a cerimônia, o prefeito parabenizou Ivanildo Castro pelo brilhante trabalho que desenvolveu, principalmente por incorporar a tecnologia na segurança pública do Município.

Ele aproveitou ainda para dar as boas-vindas ao novo comandante.

“Tenho boas referências do tenente-coronel Demósthenes Pereira e espero que ele dê continuidade ao que foi executado, oferecendo mais segurança à população”, afirmou o prefeito.

Presidida pelo coronel e comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRMS), representante do comandante geral da PM, Nilton Régis Mascarenhas, José Alves dos Santos, a solenidade começou com a execução do hino oficial da Polícia Militar, seguido pela leitura dos decretos de nomeação e exoneração dos comandantes, publicado no Diário Oficial do Estado em 5 de abril deste ano.

Durante o pronunciamento, o tenente-coronel Ivanildo Castro fez um balanço da gestão, agradeceu o apoio do governo municipal e se despediu de Camaçari agradecendo ao efetivo de 256 policiais lotados no 12º BPM.

À frente do 12º Batalhão, o tenente-coronel Demósthenes Pereira, garantiu que pretende dar continuidade aos trabalhos existentes no Município, assim como intensificar a realização de abordagens e blitze.

“A nossa intenção é dar respostas positivas à população”, revelou.

Durante o evento, a delegada titular da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) de Camaçari, Thaís Siqueira do Rosário, disse que a expectativa é de que o novo comandante da Polícia Militar mantenha a parceria existente com a Polícia Civil.

Também estiveram presentes no evento os secretários municipais da Administração, Ademar Delgado, do Governo, Francisco Franco, da Mulher e da Reparação, Aurenita Castillo, da Cultura, Vital Vasconcelos, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Fazenda, Paulo Cézar Gomes, do Esporte e Lazer, Vital Sampaio, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães, da Educação, Luíz Valter de Lima e do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtez, além da deputada estadual Luiza Maia (PT).

Ainda marcaram presença o presidente da Câmara de Vereadores, Zé de Elísio (PTdoB) e os vereadores Dílson Magalhães (PSC), Alfredo Andrade (PSB), Jorge Curvelo (DEM), além do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas/Camaçari (CDL), Pedro Failla, do coordenador do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania), o advogado Augusto de Paula, a coordenadora municipal do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), Ana Gomes, o coordenador de Segurança do Município, cel.

Aloísio Campos, o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim, diretor-presidente da Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), Domingos Barbosa, o delegado titular da 18ª Delegacia de Camaçari, Nilton Borba, o coronel Alfredo Castro, que também já esteve à frente do 12º Batalhão, dentre outras autoridades e representantes da sociedade civil.

BALANÇO

Emocionado, o ex-comandante do 12º BPM, Ivanildo Castro, que agora assume a 40ª CIPM, no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, fez um balanço da gestão em Camaçari e salientou o apoio da Prefeitura de Camaçari no suporte dado aos trabalhos da PM.

Segundo Ivanildo Castro, durante os 26 meses de atuação foram realizadas mais de 100 mil operações preventivas, somando cerca de 160 prisões em flagrante e 130 apreensões de armas.

Com relação ao tráfico de drogas, Ivanildo Castro revelou que foram apreendidas mais de 7 mil pedras de crack e um montante de drogas avaliado em R$ 300 mil, o que equivale a um prejuízo ao narcotráfico referente a R$ 700 mil.

Além disso, o tenente-coronel Castro destacou as melhorias significativas no patrulhamento, com a implantação da ROME (Rondas Ostensivas Monitoradas Eletronicamente), que possibilitou o monitoramento de mais de 200 pontos de visitas, além de promover maior interatividade entre os policiais.

“Camaçari é o único Município do Estado que dispõe de um projeto piloto que tem objetivo de utilizar os dados registrados para planejar ações de segurança pública”.

NOVO COMANDANTE

O novo comandante do 12º BPM, Demósthenes Luiz de Souza Pereira, é casado e pai de três filhos.

Bacharel em direito, graduado pela Faculdade de Caruaru, em Pernambuco, entrou para a Polícia Militar em 1972 e, desde então, vem fazendo carreira na instituição.

Além de ter participado de vários cursos de especialização, o tenente-coronel esteve à frente das 29ª, 107ª, 57ª companhias de Polícia Militar (CIPM) do Município de Seabra e dos bairros do Uruguai e Sete de Abril, em Salvador, respectivamente.

FonteAscom