A comunidade rural de Pião Manso e adjacências será beneficiada com um poço artesiano para o abastecimento de água potável. Hoje (25/10), o prefeito Ademar Delgado foi recebido por produtores rurais que o agradeceram pelo início das obras.

“Realizar uma obra com tanto impacto sobre a vida da comunidade mexe com a gente, nos dá orgulho do nosso trabalho. Eu fico imensamente feliz por estar trazendo esse benefício, que é um direito de todos, também para essa localidade e saber que isso vai contribuir para a vida de vocês ficar ainda melhor”, discursou o prefeito, vibrando por mais uma intervenção realizada pela Seinfra (Secretaria da Infraestrutura).

“Eu estou sonhando com o dia em que vou abrir minha torneira e vai jorrar. Hoje a gente tem água de limpar da fonte e a água de beber trazemos da rua (área urbana). Agradecemos muito ao prefeito por essa benfeitoria”, comentou a lavradora Maria da Conceição Alves, de 68 anos, moradora de Pinhão Manso há oito anos.

Para Justina Leal, de 42 anos, a chegada da água se junta a alegria do título de posse dado pelo governo do Estado este ano a 60 famílias. “Nós construímos a nossa casa em 2006 e já vimos muita melhoria chegar, isso nos deixa muito satisfeitos, mas sabemos que muito mais ainda virá”, comemora e aspira a trabalhadora rural.

REALIZAÇÃO

Por meio de contrato com a Seinfra, a Cerb (Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia) já fez a perfuração de 202 metros de profundidade e na próxima semana será feito o teste de vazão (quantidade de água que passa em um intervalo de tempo na tubulação) para verificar a resistência dos materiais usados na distribuição.

De acordo com a geóloga responsável pela obra, Cristiane Marciel, após a perfuração já finalizada, a tubulação deverá alcançar a profundidade de 185 metros para trazer à superfície água do aquífero São Sebastião e a estatal fará a completação, em que se ligam tubulação, bombeamento e reservatório.

A Cerb, no entanto, faz somente a perfuração. A captação e a distribuição da água para cerca de 250 famílias que vivem em Pião Manso e Santa Maria será realizada pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), etapa que deve ser iniciada em novembro.

Prestigiaram o evento o vereador Marcelino Filho (PT) e o sub-secretário da Infraestrutura, Aloíso Alves.