No próximo mês de março, Camaçari contará com um novo teste rápido para detecção do vírus HIV. A iniciativa será implantada no município pelo Grupo Gay de Camaçari (GGC) e Grupo Anti-Aids de Camaçari (GAAC), em parceria com o Ministério da Saúde e apoio da Coordenação DST/AIDS da cidade.

O novo teste tem 99% de segurança no resultado e é realizado a partir da coleta de fluido labial, diferente do anterior que era feito a partir de uma amostra de sangue, retirada de uma pequena perfuração no dedo. O diagnóstico é confirmado por meio de uma triagem.

O coordenador financeiro e de projetos do GGC, Paulo Costa, informou que a princípio apenas Salvador e Camaçari oferecerá o teste na Bahia, e contemplará inicialmente, gays, lésbicas, homem que faz sexo com outro homem e travestis, além de usuários de drogas. “O GGC é uma organização não-governamental com referência nacional, com trabalho reconhecido, por isso fomos escolhidos como um dos pioneiros a oferecer o teste no estado”, declarou.

A iniciativa será realizada em espaços públicos como praças, bares, pontos de atuação de travestis e locais freqüentados por usuários para o consumo de drogas. Os testes serão feitos periodicamente, através de um cronograma estabelecido pelo GGC. “Existe a intenção de o governo federal disponibilizar esses kits para venda, no sentido de desmistificar o tabu em torno do HIV, fazendo com os que forem diagnosticados com a AIDS busquem o serviço de saúde e assim obtenha mais qualidade de vida”, completou.

De acordo com o presidente do GGC, Paulo Paixão, o GGC sempre tem buscado mecanismos e ações que visam promover a garantia dos direitos LGBT. “Essa é mais uma das iniciativas que oferecemos para o movimento, além das que realizamos desde a fundação do Grupo, a exemplo de orientação de saúde e jurídica, bem como ações educacionais”, finalizou.