A TV Câmara de Camaçari acaba de se filiar a Associação Brasileira de TV’s e Rádios Legislativas (ASTRAL). A entidade reúne as principais televisões e radios mantidas pelos poderes legislativos das esferas federal, estadual e municipal.

Com a parceria, a emissora camaçariense ganha mais notoriedade. Agora, será possível um intercâmbio técnico e a troca de experiências com outras emissoras do país, além da participação em debates sobre o papel desses veículos de comunicação como instrumento de transparência das ações do Poder Legislativo.

“Esta filiação é a abertura de um canal com grandes emissoras. Representa também a possibilidade de ‘troca’ de conteúdos com canais de outras cidades. Além disso, é uma forma de aprimorarmos a nossa forma de dialogar com os telespectadores”, pontuou o assessor chefe de Comunicação da Câmara de Vereadores, Geraldo Honorato.

TV Câmara – Fundada em 2007, a TV Câmara de Camaçari foi a primeira TV legislativa implantada fora de capitais em todo o norte e nordeste. Em sua fase inicial, transmitia apenas as sessões realizadas no plenário da Casa. A partir de 2009, estrearam novos programas, como o Jornal da Câmara, apresentado ao vivo, o Camaçari em Debate e o Resumo da Semana, que são produzidos até hoje. Em 2013, a programação sofreu nova alteração, com a incorporação das atrações Conexão Esportiva, Perfil Político e Tema Livre.

ASTRAL – A Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas, sob a sigla ASTRAL, começou a ser pensada nos primeiros encontros promovidos pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), em 2000 e 2001. Naquela época, representações parlamentares de diversos estados iniciaram o debate sobre a necessidade de maior aproximação entre as Casas Legislativas que reuniam alguma experiência em televisão e aquelas que ainda planejavam a criação de suas emissoras.