A Assembleia Legislativa renovou 33%, e em 2015 contará com menos da metade de parlamentares novos, 21 dos 63 eleitos, e com a vinda de edis para a composição das vagas. Já a Câmara Federal renovou 41%. Os candidatos Soldado Prisco (PSDB), Fabíola Mansur (PSB) e Marcell Moraes (PV) conseguiram sair da Câmara Municipal de Salvador (CMS) e entrar para a Assembleia. Alan Castro (PTN) e David Rios (PROS) também saíram da Câmara soteropolitana para garantir vagas na Casa, porém, eles já haviam se licenciado de seus mandatos como vereadores. Já Tia Eron (PRB), também vereadora, garantiu uma vaga para a Câmara Federal.

As eleições para Deputado Federal e Estadual trouxe algumas surpresas e outras confirmações, Como a eleição de Marcelo Nilo (PDT), com a maioria dos votos pela segunda vez consecutiva, que foi alvo de suspeitas de ser o dono do instituto Bahia Pesquisa e Estatística Ltda (Babesp) que realizou pesquisas durante as eleições. O bom desempenho do candidato Soldado Prisco (PSDB) foi uma das surpresas, mesmo depois de ser preso no dia 18 de abril, no presídio da Papuda, em Brasília, mantido em cárcere pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até o dia 4 de junho, por ter comandado as greves da PM da Bahia em 2013 e 2014.

A reeleição do deputado Pastor Sargento Isidório (PSC) alcançou uma grande expressividade nas eleições de 2014. Eleito para o mandato de 2003-2007, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e reeleito para o período de 2011-2015 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), o candidato conseguiu em 2014 ser o terceiro mais votado, concorrendo pelo Partido Social Cristão (PSC).

Para Deputado Federal, a surpresa é a entrada do Irmão Lázaro (PSC) na Câmara Federal. Ele foi o terceiro mais votado, antecedido por Mário Negromonte Jr (PP) que ficou em segundo, e o reeleito Lúcio Vieira Lima (PMDB) que foi o deputado federal mais votado.

*Por Joaquim Castro