Um flagrante registrado no último sábado, 23, no município de Candeias, infelizmente comprovou que para muitas pessoas ligadas ao meio político, realmente vale de tudo quando o assunto é prejudicar de alguma forma a campanha eleitoral dos candidatos rivais.

Na tarde de sábado o cabo eleitoral do prefeito Sargento Francisco, conhecido no município como Tuca, foi filmado e fotografado retirando placas de propaganda do postulante ao governo do estado, Paulo Souto (DEM), candidato apoiado pela ex-prefeita e opositora ao atual gestor, Antônia Magalhães (PR).

Minutos após o flagrante, Tuca foi detido por uma Guarnição da Polícia Militar e conduzido para a 20ª Delegacia Territorial (DT/Candeias). De acordo com o artigo 331 do Código Eleitoral Brasileiro, o ato de danificar, alterar ou inutilizar propaganda partidária é considerado como crime eleitoral, o infrator pode pegar até seis meses de prisão ou ser obrigado a pagar de 90 a 120 dias de multa. O artigo 332 por sua vez determina que quem impedir o exercício de propaganda também pode pegar até seis meses de detenção e pagamento de multa de 30 a 60 dias.

Segundo informações divulgadas na manhã de hoje (25) pelo repórter Sérgio Maurício, do programa Bahia Alerta, da Rádio Sucesso FM (93,1), a ordem para retirar as placas foi dada pelo secretário de Serviços Públicos, Milton Viana, por conta da poluição visual, no entanto, curiosamente as placas retiradas foram somente dos candidatos de oposição. A redação do Portal Bahia no Ar entrou em contato, mas, não conseguiu falar com o secretário.

Em Candeias, o fato repercutiu nas redes sociais. Em sua página do Facebook, Tonha Magalhães, comentou o assunto e classificou a atitude como de “desespero” dos adversários políticos e acrescentou que as medidas cabíveis já foram adotadas. “Já foi prestada queixa e já foi encaminhado para a Justiça Eleitoral para que seja investigado e punido. Continuaremos nosso trabalho e a nossa campanha”, concluiu.

Por Maíra Lima

Por Maíra Lima