Igreja de Nossa Senhora das Candeias

A cidade de Candeias, municpio que faz parte da Região Metropolitana de Salvador (RMS) comemora nesta quinta-feira, 14 de agosto, 56 anos de emancipação. Uma programação foi organizada para que o morador local aproveitasse melhor o feriado.

Além das atividades oficiais e administrativas, como a alvorada de fogos, a tradicional missa na igreja de Nossa Senhora das Candeias e a cerimônia de hasteamento das bandeiras. A prefeitura local organizou ainda um show com grandes atrações para a noite do aniversário.

História

Em entrevista na manhã de hoje na Rádio Sucesso FM (93,1), O professor e historiador Jair Cardoso, fez um breve relato da história da cidade. O professor explicou que Candeias teve origem nos engenhos e nas fazendas desde o período da colonização portuguesa especificamente nos distritos e Passé, no século XVI.

Cardoso comentou também sobre a lenda religiosa,onde uma cega que veio de outro estado teria se curado após lavar os olhos com a água dos Milagres, o fato teria contribuído para a definição do nome da cidade e iniciado tradicional o processo de romaria no município que acontece até os dias de hoje.

O historiador falou ainda sobre o crescimento e desenvolvimento econômico que a localidade – que ainda era um distrito de Salvador teve em meados do século 20, especificamente em 1941, quando reservas de petróleo foram descobertas na região e consequentemente aconteceu a implantação da refinaria Landulfo Alves foi nas proximidades do município.

Por Maíra Lima