BAHIA NO AR
Roque Santhos




Roque Santhos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Candeias: Rádio do candidato a vice de Tonha é retirada do ar por decisão da Justiça Eleitoral

Emissora poderá ter equipamentos lacrados, caso a mesma descumpra decisão judicial, inclusive com uso da força Policial.

Política - Atualizado em 05/10/2012 10:14h

A Rádio BAIANA FM, de Candeias acaba de ser fechada pela Justiça Eleitoral em razão dos crimes eleitorais cometido pela mesma durante as eleições de 2012. A emissora é de propriedade do empresário Carlos Alberto de Oliveira que é presidente do PSDB no município, além de candidato a vice na chapa de Tonha Magalhães (PR).

A justiça acatou o pedido do candidato Francisco Silva em que o mesmo relata as irregularidades cometidas pela emissora, durante o processo eleitoral. A Rádio foi multada em R$ 22 mil reais pela justiça por não estar veiculando as inserções eleitorais dos candidatos adversários a candidatura de Tonha.

Além disso, a rádio sofreu diversas derrotas na justiça, como o direito de resposta que foi transmitido ontem de mais de 11 minutos, conseguido pelo candidato na manhã desta quinta-feira A magistrada eleitoral entendeu que houve em vários momentos ofensas a Sargento Francisco, e que houve ênfase na veiculação da informações inverídicas contra sua candidatura e sua gestão.

“A rádio afirmou diversas vezes que Francisco não poderia ser mais candidato porque teria sido expulso do PMDB, noticia essa falsa, que ao ser divulgada pela rádio potencializou o público ouvinte a incertezas quanto a candidatura e honradez de Francisco” afirmou a nota do partido.

A magistrada afirmou que em diversos momentos “Verifica-se que houve ataque contra a pessoa do Representante, caracterizando a ofensa e o prejuízo alegados na exordial, o que justifica o deferimento de direito de resposta”.  Na decisão a juíza eleitoral reconheceu que a rádio utiliza de informações irreais contra a pessoa de Sargento Francisco e que as considerações que a rádio faz sobre a sua atuação na prefeitura potencializam incertezas e dúvidas que não condizem com a realidade, o que traz prejuízos para o candidato.

A decisão de hoje da Justiça, manda que a rádio suspenda sua programação normal para evitar que nos crimes eleitorais sejam cometidos. A emissora, segundo a decisão da justiça, só poder voltar ao ar, depois que o povo tenha decidido o seu novo prefeito da cidade, só voltando ás 17 horas, de domingo (7).

A rádio Sucesso preocupada com a decisão, vai enviar três profissionais para cobrir as eleições neste domingo. O radialista Roque Santos que foi responsável pela cobertura eleitoral da emissora em 2008 ficou surpreso com o fato.  “Fico surpreso com o fato, por se tratar de uma emissora que conta com grandes e experiêntes profissionais", disse o radialista.

Na oportunidade Roque declarou sentir um misto de alegria e tristeza. “Sinto tristeza e ao mesmo tempo alegria. Tristeza pelo fato ocorrido e ao mesmo tempo feliz porque em 2008 fizemos pela rádio Baiana FM oito debates e mais de vinte entrevistas e não recebemos nenhuma notificação da justiça eleitoral da Região Metropolitana. Tudo foi feito com lisura e respeito a Lei”, disse.

O radialista ficou preocupado com a situação da cidade, e vai reforçar o time de Jornalistas da Sucesso Fm (93,1) e do RMS Notícias para manter os candeienses informados na cobertura eleitoral. “Vamos enviar três Jornalistas para cobrir a política na cidade. Começaremos com a cobertura às 8horas e iremos até a meia noite", informou.

Roque Santos declarou ter uma ligação verdadeira com Candeias, onde conquistou muitos amigos, e por isso se preocupa com os fatos acontecidos. “Eu entendo que nenhuma emissora ou comunicador pode querer mandar na vontade do povo, nem mesmo decidir em quem o povo deve votar. Essa escolha deve ser exclusivamente da população" e acrescentou: "A informação deve ser verdadeira e livre de interesses pessoais” .

A rádio Sucesso FM pode ser ouvida pelo dial 93,1 onde durante todo o domingo(7) estará trazendo informações sobre a cobertura eleitoral, em toda Região Metropolitana de Salvador.

Comente
Comentários
+ Notícias

FOTOS
Modelo Veridiana Freitas
Todos os Direitos reservados ao BAHIA NOAR 2013 © | E-mail: contato@bahianoar.com | Desenvolvido pela Loup Brasil. Mais notícias.