A imprensa britânica estima que dois bilhões de pessoas no mundo acompanharão pela TV e pela internet o badalado casamento do príncipe William, 28 anos, com a bela plebeia Kate Middleton, 29, amanhã, em Londres.

É quase três vezes mais do que mobilizou outra esperada boda, a do príncipe Charles com Diana, a Lady Di – pais de William -, em 1981.

Vale lembrar que, na época, os curiosos não podiam contar com a rede mundial de computadores como aliada.

Ainda assim, o número impressiona.

Considerado um dos eventos mais importantes dos últimos tempos, a festa começa às 11h, na Abadia de Westminster, na capital inglesa.

No Brasil, serão 7h.

Por aqui, as emissoras se desdobram para mostrar os diversos ângulos, os bastidores e, claro, a cerimônia.

  A Globo/TV Bahia transmite a badalação ao vivo, dentro do Bom Dia Brasil.

O jornal terá uma edição especial, que começa mais cedo, às 6h55, e exibe desde a chegada dos convidados e da família real à abadia até a entrada da carruagem com os noivos no Palácio de Buckingham.

No estúdio, além dos âncoras Renata Vasconcellos e Renato Machado, a consultora de moda Gloria Khalil comenta as roupas e joias dos noivos e  convidados.

Dois especialistas analisam o ritual da igreja anglicana, explicando o passo-a-passo da cerimônia.

Os correspondentes internacionais Marcos Losekann, Marcos Uchôa e Pedro Bassan entrarão de Londres contando os detalhes.

A Rede TV! inicia a cobertura mais cedo, às 6h.

No estúdio, os apresentadores do RedeTVNews, Augusto Xavier e Rita Lisauskas, falam sobre a festa e exibem flashes ao vivo.

Também às 6h, o Jornal do SBT Manhã, retransmitido na Bahia pela TV Aratu, mostra como está o clima nas ruas de Londres pouco antes do casório.

Na Record News, a transmissão se inicia às 4h30, com a presença de um cerimonialista, um estilista e um historiador comentando a cerimônia.

Maldades
Outra opção são os canais por assinatura.

A Globo News transmite a partir das  5h os preparativos.

As repórteres Ana Carolina Abar e Joana Calmon mostram, direto de Londres, os destaques do evento e a opinião de brasileiros que acompanharão a festa.

Na redação, estarão Francisco Vieira, especialista em Família Real, e a consultora de moda Regina Martelli, que comentará os figurinos.

O E! Entertainment pretende aproximar a América Latina da realeza inglesa também a partir das 5h.

A cobertura será conduzida por Giuliana Rancic e Dermot O’Leary.

Astrid Fontenelle, Lilian Pacce e Julia Petit formam o trio do GNT.

Às 6h, direto do estúdio no Rio, elas recebem o colunista Bruno Astuto para opinar sobre  convidados, looks e  tradições da festa.

 
No entanto, nenhuma outra mídia deve agregar tantos espectadores quanto a  internet, que, pela primeira vez, transmite um casamento da realeza, em tempo real.

Através do YouTube, no site www.

youtube.

com/theroyalchannel, os internautas poderão acompanhar o evento e comentar os acontecimentos.

Os sites G1, R7 e UOL também entram no páreo.

 
Mas, que William e Kate não se iludam com toda a badalação.

Grande amigo de Lady Di – morta em Paris, em um acidente de carro, após perseguição de jornalistas – o cantor Elton John aconselhou o jovem casal real contra as “maldades” da imprensa: “Aproveitem agora que podem, porque a imprensa vai maltratar vocês.

Um dia vão adorar vocês, no outro dia vão detestá-los.

Eu apenas espero que ambos se amem o suficiente para poder ficar longe disso tudo”, declarou o músico, que foi convidado para a cerimônia.