Famosa por imitar Mao Tsé-Tung, a ex-dona de casa Chen Yann revelou que seu ex-marido se recusou a dormir com ela por causa de suas semelhanças com o ex-líder chinês. O ex dizia que se sentia como "se estivesse dormindo ao lado de Mao".

Aos 57 anos, Chen, que há até sete anos trabalhava no setor da construção, se transformou na encarnação mais popular de Mao e recebe frequentes pedidos para assistir à inauguração de empresas, promoções de shoppings e outros eventos.

Com uma semelhança assombrosa com o Grande Timoneiro, Chen conta que desde que tinha dez anos essa semelhança gerava brincadeiras entre todos os que a conheciam.

Mas a similaridade só foi lhe render lucros em 2006, quando se apresentou em um concurso de imitação organizado pela Televisão do Sudeste, da província oriental de Fujian.

"Lembrei que muitos diziam que parecia Mao e pensei que os (imitadores) da televisão não cantavam tão bem quanto eu", contou aos veículos de imprensa chineses sobre o que a levou a participar da competição.

A sósia não venceu, pois há alguns anos o fato de uma mulher encarnar Mao ainda era muito polêmico, portanto só lhe permitiram imitar ao ator Tang Guoqiang, famoso por interpretar o líder.

Esse foi o início do que se tornou seu modo de ganhar a vida, a imitação do líder chinês. Com apenas 1,53 metros – seu tamanho é inferior à de Mao – , ela compensa com sapatos de 26 centímetros.

Um pouco mais gordinha, de sobrancelhas escuras e cílios longos, a imitadora se penteia e veste ao estilo do dirigente e se maquia para reforçar a semelhança.

Depois de ter treinado exaustivamente a postura e movimentos do Grande Timoneiro e até seu jeito de fumar, Chen sai às ruas como Mao.

Cada apresentação dura 40 minutos, é silenciosa e lhe garantem um lucro de benefícios de 10 mil iuanes (R$ 3.900) por evento.*G1.