Mesmo com as fortes chuvas que caem na cidade neste início de semana, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) havia recebido, até as 13h desta terça-feira (21), 20 solicitações de emergência, entre ameaças de dês deslizamentos de terra, de desabamentos de imóvel, deslizamentos de terra e orientações técnicas. Nos dois últimos dias, os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Valéria (57mm), seguido do Cabula (50mm). A média climatológica para o mês é de 175mm. No mesmo período, a maior quantidade de solicitações foi referente a ameaças de desabamento de imóvel. O número é considerado baixo devido a intervenções como limpeza de canais e bueiros e dos trabalhos educativos feitos pela Prefeitura.

Não apenas a Codesal, mas todos os órgãos do Sistema Municipal de proteção e Defesa Civil (SMPDC) permanecem de prontidão para atender as demandas o mais rápido possível. “Independentemente do período de chuva, estamos trabalhando para a proteção civil dos soteropolitanos. Temos atividades preventivas para que consigamos evitar os acidentes causados pela chuva. Além disso, mantemos um grupo de gestores para acompanhamento em tempo real com o objetivo de acelerar ainda mais nosso trabalho”, diz o diretor-geral do órgão, Alvaro da Silveira Filho.

Trabalho educativo – Oficinas de leitura, mostra de vídeos educativos, teatro de fantoches e curso de capacitação são algumas das atividades realizadas pelo órgão em nome da prevenção de incidentes. “Essas ações têm contribuído para evitar os acidentes, já que os cidadãos aprendem como fazer as intervenções adequadamente e o que fazer em casos de desastres até a chegada da nossa equipe e dos órgãos parceiros”, acrescenta o gestor da Codesal, que pede ainda aos cidadãos que informem pelo 199 qualquer indício de perigo, como rachaduras nos móveis, inclinação em postes ou árvores ou aumento do nível de água em rios e córregos.As informações são da Agecom Salvador.

Dicas de segurança

O que não fazer

O que fazer

Não escavar o solo de forma irregular

Escavar quando absolutamente necessário e deixando um ângulo de aproximadamente 60º

Não retirar totalmente a vegetação

Rebaixar a vegetação

Não deixar o esgoto a céu aberto

Canalizar o esgoto

Não joga lixo nas encostas

Depositar o lixo nas caixas coletoras

Não plantar bananeiras e árvores de grande porte nas encostas

Plantar gravas e vegetação rasteira nas encostas

Não colocar lona plástica sem a orientação da Codesal

Seguir todas as orientações da Codesal sobre como colocar a lona plástica, como esticar bem o material para impermeabilizar o solo

Não entrar no mar em dias e chuva

Evita ir a praia em períodos chuvosos

Não frequentar ambientes fechados e muito aglomerados, para evitar o contágio de doenças como gripe e meningite

Frequentar ambientes abertos como parques e jardins

Não andar descalço para evitar doenças como a leptospirose

Sempre andar calçados, principalmente em locais cheios d`água

Não se abrigar embaixo de árvores em dias de chuva

Na chuva se abrigar em locais seguros

Não construir nem reformar sem a orientação de um profissional habilitado

Construir ou reformar com a orientação de um profissional habilitado