O clima ontem (24) em Pernambués ainda era de insegurança, depois que três homens morreram e outro ficou ferido em um tiroteio, na sexta-feira (23), por causa da rivalidade entre traficantes da Saramandaia e da Rua das Flores.

Foto: Marina Silva.A polícia garantiu que intensificou o patrulhamento, mas ontem nem a Rondesp entrou na rua das Flores

Um quarto corpo, de um homem ainda não identificado, também foi achado na região, mas ainda não se sabe se tem relação com os outros crimes. Procurado para esclarecer o caso, o assessor de imprensa da polícia civil não atendeu o celular.

No local, moradores evitavam comentar o assunto e preferiam não se identificar. Segundo a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pernambués) as rondas foram intensificadas no bairro. “O patrulhamento é feito através de motos e viaturas. Na região onde aconteceu o tiroteio não dá para policiais andarem a pé”, afirmou o sargento Elson Queiroz, comandante de Guarda da 1ª CIPM.

Isso, no entanto, não foi o que se viu. A equipe do CORREIO permaneceu por mais de 40 minutos na entrada da Rua das Flores, onde aconteceu o tiroteio, e não viu nenhum policial. Uma viatura da Rondesp até passou pela região, mas não entrou na rua.

O clima de insegurança amedrontou moradores, visitantes e também prejudicou o comércio, que abriu normalmente, ainda que para poucos. “Tive uma queda de 50% na clientela. Os bandidos não mexem com quem mora aqui, mas essa violência assusta. Hoje, o prejuízo foi de R$ 90”, afirmou uma cabeleireira que pediu para não ser identificada. Há os que querem se mudar. “Vou para um lugar mais tranquilo. Sou mototaxista durante o dia e trabalho como garçom à noite. Saio cedo e chego tarde. A falta de segurança preocupa” contou Jailson Alves.

Já na rua Thomaz Gonzaga, o cobrador de ônibus Atanael Lopes Silva, 46 anos, foi baleado após sofrer um assalto na madrugada de ontem. Ele trabalha na empresa Expresso Vitória e aguardava a condução para o trabalho quando foi surpreendido por um homem que roubou dois celulares, a carteira, a farda e ainda atirou na vítima. Ele foi socorrido por colegas e passa bem. *Correio.