Eleitores de 13 estados e do Distrito Federal foram às urnas neste domingo (26/10) para escolher, além do presidente, seu governador. Confira os eleitos no segundo turno.

Acre

Tião Viana (PT) teve uma vitória apertada sobre Márcio Bittar (PSDB). Com todas urnas apuradas, eles tiveram 51,29% e 48,71% dos votos válidos, respectivamente.

Médico, Tião Viana nasceu em Rio Branco, em 1961. Começou sua trajetória política participando de movimentos estudantis. Em 1994, entrou em uma disputa eleitoral pela primeira vez quando disputou o cargo de governador, mas perdeu as eleições.

Amazonas

José Melo (PROS) está reeleito. Com pouco mais de 93% das urnas apuradas, ele tem 55,77% dos votos válidos, contra 44,23% de Eduardo Braga (PMDB).

Amapá

O pedetista Waldez Góes, 52, foi eleito governador do Amapá após derrotar o atual chefe do Executivo estadual, Camilo Capiberibe (PSB), 42, no segundo turno das eleições. Seu principal apoio no pleito foi o senador José Sarney (PMDB). Com 100% das urnas apuradas, Waldez obteve 60,6% dos votos válidos contra 39,4% de Capiberibe.

Ceará

Camilo Santana (PT) é o novo governador do Ceará Ele teve 53,35% dos votos válidos, contra 46,65% de Eunício Oliveira (PMDB).

Natural de Crato (CE), Camilo Santana tem 46 anos. Servidor público federal, começou a carreira política atuando no movimento estudantil.

Distrito Federal

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB), 55, venceu o segundo turno das eleições e será o governador do Distrito Federal a partir do próximo ano. Apesar de ter começado a disputa em terceiro lugar, após a saída de José Roberto Arruda (PR) do pleito, o socialista assumiu a dianteira nas pesquisas de intenção de voto e confirmou o favoritismo no pleito deste domingo (26). O pessebista disputou o segundo turno com Jofran Frejat (PR), candidato que substituiu Arruda quando o ex-governador teve a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. Com 100% das urnas apuradas, Rollemberg recebeu 55,6% dos votos válidos, contra 44,4% de Frejat.

Goiás

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), 51, conseguiu se reeleger neste domingo (26) e vai permanecer no comando do Palácio das Esmeraldas pela quarta vez a partir de 1º de janeiro de 2015. Ele já governou o Estado de 1999 a 2002, de 2003 a 2006 e voltou ao governo em 2011, seu atual mandato.

O tucano confirmou o favoritismo das pesquisas eleitorais e venceu o veterano Iris Rezende (PMDB) no segundo turno. Perillo já havia terminado na frente na disputa no primeiro turno. Com 100% das urnas apuradas, Perillo obteve 57,4% dos votos válidos contra 42,6% de Rezende.

Mato Grosso do Sul

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), 51, venceu o segundo turno na eleição para governador do Mato Grosso do Sul, derrotando o senador Delcídio do Amaral (PT) neste domingo (26). O PSDB assume o Executivo do Estado pela primeira vez, enquanto o PMDB deixa o poder após dois mandatos seguidos de André Puccinelli. Com 100% das urnas apuradas, Azambuja obteve 55,3% dos votos válidos, contra 44,7% de Delcídio.

Paraíba

O governador Ricardo Coutinho (PSB), 53, foi reeleito para mais um mandato na Paraíba após conseguir uma arrancada no segundo turno, ultrapassando o senador Cassio Cunha Lima (PSDB). Com 100% das urnas apuradas, Coutinho obteve 52,6% dos votos válidos contra 47,4% de Cunha Lima.

Pará

Simão Jatene (PSDB) foi reeleito. Ele obteve 51,92% dos votos válidos, contra 48,08% de Helder Barbalho (PMBD).

Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), 59, foi reeleito para mais um mandato à frente do Executivo fluminense. Este será o terceiro mandato seguido de um político do PMDB no governo do Estado.

Ele derrotou o senador Marcelo Crivella (PRB), Pezão obteve 55,8% dos votos válidos contra 44,2% de Crivella.

Rio Grande do Norte

O vice-governador, Robinson Faria (PSD), 55, virou a disputa e foi eleito governador do Rio Grande do Norte neste domingo (26). Ele derrotou o deputado federal e presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), 65, que chegou ao segundo turno com mais votos. Com 100% das urnas apuradas, Faria obteve 54,4% dos votos válidos contra 45,6% de Alves.

Rio Grande do Sul

Mantendo a tradição de não reeleger governadores, 61,21% dos eleitores gaúchos elegeram o peemedebista, José Ivo Sartori (PMDB),governador do Rio Grande do Sul.Com 100% das urnas apuradas até às 22h04min, o peemedebista somou 3.859.611 votos e superou o candidato à reeleição e atual governador, Tarso Genro (PT), em mais de 1,4 milhão de votos.

Roraima

Suely Campos (PP) foi eleita. Com todas as urnas apuradas, ela obteve 54,85% dos votos válidos. Chico Rodrigues (PSB) teve 45,15% dos votos.

Suely Campos tem 61 anos e é natural de Boa Vista. Ela foi anunciada, no dia 13 de setembro, como substituta de seu marido, Neudo Campos (PP), que concorria ao governo do estado. A candidatura de Neudo Campos foi rejeitada pela Justiça Eleitoral de Roraima, em função de uma condenação por peculato e rejeição de contas pelo Tribunal de Contas de União.