Nas divisões de base, um segundo volante que também atuava como meia. No elenco profissional, um meia que por vezes cumpre a função de atacante. Anderson Talisca passou por uma transformação no Bahia. Desde a chegada de Marquinhos Santos, o jovem atleta atuou em várias posições e cumpriu funções diferentes dentro do gramado.

Recentemente, Talsica tem atuado como um falso centroavante, flutuando entre o meio de campo e a área adversária. Segundo Marquinhos Santos, a mudança é fruto de conversas e testes em busca de aproveitar melhor o potencial da promessa tricolor.

– Talisca tem feito ao longo da competição funções importantes. Tem muito talento, potencial que tem que jogar próximo da área. Tem poder de finalização como poucos, chuta muito bem e tem visão e jogo. Deixar ele longe do gol, é tirar o que ele tem de melhor. Por isso estou procurando corrigir isso. Há tempo, ele é novo – disse Marquinhos Santos.

O treinador afirma que a ideia de jogar mais perto da área adversária foi uma ideia que partiu do próprio Talisca. Com a mudança, Marquinhos Santos aproveitou para isentar o jogador das atribuições defensivas.

– Ele me confidenciou que gosta de jogar peto do gol. Tenho que respeitar as características de cada jogador. Quando ele me procurou e demonstrou esse empenho, esse interesse de jogar próximo da área, pensei sobre isso, fiz uma avaliação durante um jogo, e percebi algumas coisas. Dentro da área não é a melhor posição para ele, mas flutuando, sem compromisso de marcar, é bom. Talento tem que incentivar e não privar. Procuro deixar ele perto do gol para decidir – contou.

Talisca se recuperou de uma entorse no tornozelo, treinou na última quinta-feira e não deve ser problema para o Ba-Vi de domingo, primeiro jogo da final do Campeonato Baiano 2014. O jogador é artilheiro do Bahia na temporada, com cinco gols marcados, alguns deles em belas cobranças de falta.Globo Esportes.