A CBF voltará a usar seu ranking de clubes para definir os cabeças de chave da Copa do Nordeste – o critério já foi utilizado este ano e será copiado pela Fifa na Copa do Mundo. O sorteio da edição 2014 será às 19h de hoje, no espaço Unique. A novidade é que o campeão tem vaga na Sul-Americana.

O formato beneficia Vitória (15º lugar), Ceará (21º), mas, especialmente, Bahia (17º) e Sport (19º), dupla que não foi campeã estadual, porém, como cabeça de chave, na teoria, pega rivais mais fracos.

A tabela oficial com as datas não será divulgada. Hoje, são definidos exclusivamente os grupos e possíveis cruzamentos em quartas, semi e final.

De acordo com o calendário da CBF, o Nordestão irá de 12 de janeiro a 23 de fevereiro. São seis jogos para quem cair no início e 12 para os finalistas.

“A divisão da cota de TV será definida na quarta (amanhã), com os clubes. Um valor será fixo para todos, mas haverá bônus por fase para quem avançar, igual à Copa do Brasil”, comenta o presidente do Vitória e também da Liga de Clubes, Alexi Portela Júnior.

O campeão arrecadará cerca de R$ 1,5 milhão de TV, calcula Alexi: “Mais de R$100 mil por jogo. É um bom valor para uma competição curta”, diz. O direito na TV aberta é da Globo. Já o Esporte Interativo transmite todos os jogos na TV fechada no novo EI Nordeste.

As despesas com viagens e hospedagens são bancadas pela Liga, responsável pela parte financeira. Já o comando técnico e político é da CBF. Assim, julgamentos de atletas, por exemplo, são no STJD. O presidente da entidade, José Marín, é esperado no evento.

Sobre as manifestações de atletas por um calendário melhor, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, mostrou tranquilidade. “Nossos clubes na Série A entram no estadual apenas na 2ª fase. Não há conflito. Seguramos a fórmula do Baiano apenas esperando as definições da CBF”.

Balança Campinense-PB, atual campeão, e o Asa-AL, vice, estão fora. O critério de acesso é a classificação no estadual. Esse ano, o Nordestão teve média de 8.212 pagantes. Estadual mais rico do país, o Paulista teve média de 6.260.

Maior parte da Seleção já está em Seul para o jogo de sábado

A maioria dos jogadores convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari já está em Seul, na Coreia do Sul, palco do primeiro dos dois amistosos da Seleção Brasileira no continente asiático. Os atletas chegaram em grupos separados, vindos da Europa e do Brasil.

O grupo que saiu do Brasil no fim da noite de sábado foi composto pelos goleiros Diego Cavalieri, Jefferson e Victor, pelos zagueiros Dedé e Henrique e pelos atacantes Alexandre Pato e Jô, além de Felipão e outros membros da comissão técnica. Da Europa chegaram os laterais Marcelo e Daniel Alves, os volantes Luiz Gustavo e Lucas Leiva, o meia Bernard e o atacante Neymar.

Na chegada, os atletas foram recepcionados por um pequeno grupo de torcedores. Os zagueiros Dante e David Luiz, o lateral-esquerdo Maxwell, os volantes Hernanes, Paulinho e Ramires, os meias Lucas e Oscar e o atacante Hulk são esperados hoje. O amistoso contra a Coreia do Sul será disputado sábado, às 8h

(de Brasília), em Seul. Depois, a Seleção Brasileira segue para Pequim, na China onde enfrentará a Zâmbia, no dia 15, às 8h45 (de Brasília).

*Correio.