Foto: Divulgação.O prefeito e o vice-governador Otto Alencar hastearam a bandeira da cidade

Quando o padre Luiz Palmeira criou um projeto de lei que emancipava um distrito de Salvador ao status de cidade, ele tinha em mãos não somente a ideia de um novo município. Mas mais do que isso, no decreto de nº 1.538, assinado em sete de novembro de 1961, pelo governador interino da Bahia, Orlando Moscoso, estava surgindo o berço de mais de 110 mil habitantes.

Hoje, dia 7 de novembro de 2013, um cortejo cívico e uma sessão solene na Câmara dos Vereadores celebraram o aniversário de 52 anos de emancipação da cidade de Simões Filho. O vice-governador Otto Alencar esteve ao lado do irmão, Eduardo Alencar, prefeito da cidade durante o evento.

Foto: Divulgação.O cortejo cívico foi feito da Igreja Matriz à Praça da Bíblia

Como já sugere a história da cidade que tem seu ponto de partida aliado a participação política de um padre, uma missa, por volta da 8h, na Paróquia São Miguel deu início a comemoração do aniversário de cidade.

Logo em seguida, fanfarras deram o som e a batida de uma cidade em clima de comemoração, em um cortejo cívico que seguiu da igreja para a Praça da Bíblia. Logo depois, por volta das 10h, após o hasteamento da bandeira, foi realizada a cerimônia solene, com discursos dos líderes e entregas do título de cidadão, na Câmara dos Vereadores.

Foto: Divulgação.Um missa celebrou o aniversário da cidade que tem sua história atrelada a um padre

Comemorar o que?

Nem tudo foi de comemoração. Na ala dos descontentes, houve também que se lembrasse dos problemas da cidade. “Quero dizer que gostaria que esse aniversário fosse comemorado com grandes obras e quero que no próximo ano venhamos comemorar com grandes obras e grandes eventos”, declarou o vereador da oposição Deni Canaã.

Durante o fim de semana

A comemoração pelo aniversário da cidade deve prosseguir durante o final de semana, nos dias 9 e 10. No Sábado, a partir das 9h, uma série apresentações culturais devem ser feitas na cidade e à noite a banda Mametto deve se apresentar na Praça da Bíblia. Cerca de 32 cidades se apresentarão em Simões Filho.

Fotos: Mapele News