Poder fazer parte de uma das mais conceituadas escolas de ballet do mundo e se tornar um grande bailarino. Esse é o sonho de muitas crianças e jovens do Brasil. Algumas delas, inclusive, participaram hoje (02/05), da primeira fase de audição para concorrer a bolsas de estudos na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A audição integra a programação da 9ª edição do Ballace – Festival Nacional de Dança, realizado em Camaçari.

A audição foi realizada no auditório 4 da Cidade do Saber e o resultado será divulgado amanhã (03/05), a partir das 15h. Os selecionados participam ainda da classificatória nacional prevista para ocorrer em Outubro, na sede da Escola do Bolshoi, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. A etapa final deve reunir mais de 500 candidatos de todo o país.

Camaçari, sede da seletiva, participou da audição com cerca de 50 educandos da Cidade do Saber e da Casa da Criança e do Adolescente, todos na faixa etária de nove a 11 anos. O potencial físico e artístico das crianças foi avaliado pela fisioterapeuta Polyana Gomes, a bailarina da Cia Jovem, Karine de Matos, o professor Denys Nevidomyy e o diretor Pavel Kazarian, todos da Escola Bolshoi.

A seletiva é um momento de expectativa para os candidatos e os familiares. “A experiência que minha filha está vivendo é única. Estou torcendo para que ela consiga entrar em uma das mais tradicionais escolas de balé do mundo. Fico feliz em poder está aqui para acompanhar e apoiá-la nesta trajetória”, relata com emoção Roberta Nascimento, de 34 anos, moradora do bairro Inocoop e mãe de Ester Passos, de 11 anos, que participou da seletiva do Bolshoi.

O nervosismo e a expectativa tomaram conta dos corações dos envolvidos na seletiva. “Torço para que ela consiga realizar este sonho, disse Denise de Cássio, de 36 anos, mãe de Lavínia Oliveira, de nove anos, uma das candidatas que reside no bairro Ponto Certo.

Moradora do bairro Gleba C, Vitória Gomes, de 11 anos, foi levada pela avó Rosimeire Machado, de 61 anos, que cria a menina. “Se for das graças de Deus ela vai passar e eu irei junto com ela para a cidade de Joinville para realizar o sonho dela de se tornar uma grande bailarina”, ressaltou.

Se selecionados, os jovens bailarinos de Camaçari terão a chance de morar e estudar na cidade catarinense e conviver com outros jovens da Cidade que participaram das audições anteriores e foram selecionados para a escola de ballet do Bolshoi. Atualmente vivem na Casa Social de Camaçari, em Joinville, Danilo Henrique, Pâmela Santos, Andressa Santos e Alexandre Vieira. A Casa Social é mantida pela Prefeitura de Camaçari.

BOLSHOI

Desde 2008, Camaçari foi incluída no circuito de audições do Bolshoi, considerada uma das escolas mais renomada do país. O curso na Escola do Bolshoi tem duração de oito anos e inclui aulas práticas e teóricas de dança clássica e contemporânea, música clássica, piano, violino, história da arte, pilates e inglês. Algumas das condições para manter a bolsa são freqüência e aprovação no ensino regular e na Escola do Bolshoi.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única filial fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773, com a finalidade de proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.