A primeira quinzena de novembro apresentou uma redução de 38,3% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – Homicídio, Latrocínio e Lesão Corporal Seguida de Morte -, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), comparando com o mesmo período do ano anterior, sendo que na capital a diminuição foi de 11,4%.

Os números foram apresentados durante reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto pela Vida, nesta quinta-feira (21), na sede do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). No acumulado do ano (janeiro até primeira quinzena de novembro), em Salvador, a redução foi de 13% nos CVLIs, enquanto o índice na RMS, no mesmo período, recuou 18,1%.

Para o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o importante é não perder o foco, intensificando o trabalho preventivo e investigativo na busca incessante pela redução dos crimes contra a vida. “O empenho e a dedicação de nossos policiais têm sido determinantes para chegarmos a essas reduções”.

Prevenção Social

Ainda durante o encontro, que acontece quinzenalmente, foi apresentado um Plano de Ações 2013/2014 da Câmara Setorial de Prevenção Social (CSPS). O documento foi elaborado por 23 secretarias e órgãos que compõem a câmara e lista 40 ações organizadas em cinco eixos temáticos – Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Saúde, Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional; Assistência Judiciária, Direitos Humanos e Cidadania; Infraestrutura e Meio Ambiente; Geração de Trabalho e Renda e Qualificação Profissional.

Segundo a coordenadora da CSPS e secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho, o plano integra ações de promoção e proteção social nas áreas prioritárias do programa Pacto Pela Vida. “Algumas das ações listadas já estão em andamento e serão intensificadas no próximo ano, sempre levando em conta o monitoramento constante que o programa vem fazendo dos índices criminais nas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP)”.

As informações são do SSP-BA.