A morte da menina de 4 anos, após se engasgar com um dente durante uma extração, na terça-feira (29), chocou os moradores de Ubaitaba. A secretária de Saúde do município, Yolanda Soares Carneiro, comentou o caso. "Foi uma fatalidade. Isso poderia acontecer com qualquer profissional da área".

De acordo com a polícia, a menina se sufocou e sofreu duas paradas cardíacas, morrendo após a segunda. A dentista teria deixado um dente que foi extraído escapar do alicate e ele caiu na garganta da criança. O médico e a assistente, que é socorrista da Samu, tentaram desengasgar a menina, mas não conseguiram e a encaminharam para o hospital.

"Geralmente quando a criança engole um dente, ele vai para o esôfago. Neste caso, foi para a traqueia. Foi um procedimento tão comum e aconteceu algo que ela não esperava. Ela [a dentista] está muito abalada, em estado de choque. Só faz chorar. Como ela está grávida de três meses, estamos dando um tempo até que ela melhore antes de ouvi-la sobre o caso", afirmou a secretária.

O corpo da garota, que não teve a identidade divulgada, foi enterrado na quarta-feira (30), sem passar por uma necrópsia. Na manhã desta quinta-feira (31), a mãe da vítima foi ouvida na delegacia de Ubaitaba. A dentista e outras testemunhas prestarão depoimento nos próximos dias. O caso está sendo investigado pelo conselho de odontologia da região, além da secretaria de saúde.

Redação Bahia no Ar