Em uma solenidade que contou com as presenças de secretários, lideranças comunitárias e a população, o prefeito ACM Neto entregou na manhã deste sábado (4) o Plano Inclinado Liberdade/Calçada completamente recuperado. O ascensor passou por requalificação da infraestrutura e substituição de peças, com obras que duraram quatro meses. Os passageiros têm agora à disposição dois bondes novos e climatizados, instalados pela empresa Alpha Elevadores, vencedora da licitação. O investimento total foi de R$4,5 milhões.

O prefeito lembrou que o antigo plano era o retrato do abandono de Salvador, que em quase dois anos de administração já começa a ser deixado para trás. “Essa não é apenas uma obra de mobilidade urbana, mas, sobretudo, de inclusão social. A inauguração desse plano inclinado é a marca de uma nova administração, a fotografia de um novo momento”, afirmou o prefeito, anunciando ainda que o equipamento funcionará dois meses gratuitamente.

De acordo com o gerente de Equipamentos Urbanos da Transalvador, Maurício Lima, durante os dois primeiros meses o plano passará por uma operação assistida, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6 às 9h e das 17 às 19h, sem cobrança de tarifa. No sábado, o horário será das 6 às 12h, na primeira fase. Depois desse período, o equipamento poderá ser utilizado de segunda a sexta-feira, das 6 às 19h, e aos sábados, das 6 às 18h, com tarifa a R$0,15.

O Plano Liberdade/Calçada ficou paralisado por dois anos e meio devido ao desgaste e às ações de vandalismo, a exemplo de destruição de peças da casa de máquinas. A expectativa é de que o ascensor faça o transporte de cerca de 10 mil passageiros diariamente. “Essa é mais uma promessa cumprida. Vocês já perceberam que a cidade está mais alegre, com muitas obras. Da iluminação ao recapeamento; da construção e reforma de escolas e postos à nova orla; estamos mudando o perfil de Salvador”, disse o prefeito ACM Neto.

Ciclistas – Com a inauguração do plano, os usuários de bicicleta comemoram outra conquista e poderão trafegar com suas bikes no equipamento, ganhando mais mobilidade ao se locomoverem entre as cidades Alta e Baixa. As pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte ou lazer poderão trafegar gratuitamente, todos os dias. A ação é mais uma iniciativa da Prefeitura, através do Movimento Salvador Vai de Bike, em parceria com a Transalvador.

O superintendente do órgão, Fabrizzio Muller, acredita que, ao integrar os modais, a Prefeitura favorece a melhoria da mobilidade urbana com menos carros na rua, o que consequentemente contribui para um trânsito mais leve.

Praça – Além da reforma do plano, está sendo finalizada uma nova praça com 5 mil m² em frente ao ascensor no bairro da Calçada, na Cidade Baixa, como forma de revitalização do entorno. Para isso, foram retiradas construções ilegais que ficavam no local. O espaço de lazer e convivência contará com a primeira quadra poliesportiva de Salvador especialmente para crianças, além de intervenções de paisagismo e garantia de acessibilidade.