Foto: Reprodução Twitter.


Um candidato eleito para Deputado Estadual no estado do Amapá publicou nove meses antes das eleições, que político só precisa saber ‘contar dinheiro’ e não saber ler e escrever. "Ei meu amigo… político não tem que saber ler e nem escrever, basta saber contar >>>>>>> contar, dinheiro e contar potóca! rs.. (sic)", escreveu o deputado Pedro Da Lua (PSC-AP). A postagem foi feita no twitter do deputado no dia 13 de janeiro, e virou alvo de crítica de internautas na última segunda-feira (20), pois o político deu a entender que seria necessário aos gestores apenas "saber contar dinheiro" e também "potoca", palavra muito utilizada no Amapá, que significa mentira.

Da Lua disse ao G1 que à época referia-se aos erros ortográficos que percebia em publicações no Twitter de políticos do estado, e que o resgate da publicação é uma tentativa de denegrir a imagem dele, em função do apoio declarado a um grupo político no segundo turno das eleições no Amapá. O deputado foi eleito com 4.168 votos.

Ele também disse que em nenhum momento minimizou a função de político. "Falei naquela postagem de políticos em geral, porque percebi uma grande quantidade de erros de português nas postagens de alguns políticos aqui do Amapá, e fiz essa piada pelo fato do meu perfil no Twitter sempre ter tido um viés humorístico. Infelizmente aqui no estado nossos representantes usam a rede sem nenhum cuidado em corrigir os erros de ortografia", explicou. "Em nenhum momento me referi a político como ladrão ou coisa assim. Isso é uma postagem antiga, e hoje as pessoas pegam situações para desconstruir imagens de políticos", concluiu.