A decisão da presidenta Dilma Rousseff sobre a visita aos Estados Unidos, agendada para outubro, só será tomada após encontro com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo. A informação foi divulgada pelo Blog do Planalto, que citou o porta-voz da presidência da República, Thomas Traumann, como fonte. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o encontro entre Figueiredo e Dilma está previsto para esta semana.

Figueiredo viajou para os EUA na terça-feira (10) e cumpriu agenda em Washington e Nova York até sexta-feira (13). Em Washington, ele esteve com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice. Após a reunião, o chanceler disse que as conversas sobre o caso de espionagem continuam.

Após o encontro com Figueiredo, o governo norte-americano divulgou uma nota à imprensa sobre o que foi conversado . "A conselheira de Segurança Nacional [Susan Rice] transmitiu ao ministro Figueiredo que os Estados Unidos compreendem que as recentes revelações à imprensa, das quais algumas têm distorcido as nossas atividades e outras têm gerado questões legítimas pelos nossos amigos e aliados, criam tensões na muito estreita relação com o Brasil", diz o texto. De acordo com a nota, os Estados Unidos se comprometeram a trabalhar em parceria com o Brasil para resolver o assunto.

*Agência Brasil.