Na nova pesquisa divulgada, encomendada pelo Bahia Notícias ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), a candidata a reeleição, presidenta Dilma Rousseff (PT) lidera as intenções de voto na Bahia e venceria no primeiro turno das eleições com 55%, obtidos na pesquisa estimulada, quando são fornecidos os nomes que disputam o pleito.

O percentual dos seus adversários, juntos, não alcançariam ao da presidenta. Aécio Neves ficou em segundo lugar, com 15% das intenções. O ex-candidato Eduardo Campos foi citado por 6% dos 1.800 entrevistados entre os dias 8 e 12 de agosto, antes do acidente que resultou em sua morte.

Pastor Everaldo (PSC) aparece coms 4%. Luciana Genro (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) aparecem com 1% dos votos. Os candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Eduardo Jorge (PV) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 11% e 8% não sabem ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, quando não são fornecidos os nomes dos candidatos, Dilma aparece com 39% das intenções de voto. Aécio Neves fica com 9% e Eduardo Campo 3%.

Mesmo não concorrendo ao pleito, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como 1% na intenção de voto dos baianos. Ainda aparecem na lista Celso Russomano (PRB), Otto Alencar (PSD), Arimatéia (PRB), Marina Silva (PSB/Rede), Jardial, José Serra (PSDB), Edson Mendes e ACM Neto (DEM), mas sem atingir percentual relevante na pesquisa.

Por Emile Lira com informações do Bahia Notícias